Que manter o coração saudável e protegido contra doenças? Coma chocolate! O conselho parece ser bom demais para ser verdadeiro, mas, na quantidade certa, o doce pode sim ser aliado do órgão e diminuir consideravelmente os riscos de problemas cardiovasculares.
Comer chocolate faz bem ao coração
Um estudo realizado pela Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai, em Nova York, e apresentado na Sociedade Cardiológica Europeia, descobriu que comer três barras de chocolate por mês pode diminuir as chances de doenças cardíacas.
Os cientistas observaram que pessoas que consomem essa medida de quantidade do doce tinham reduzidos em até 13% dos riscos de insuficiência cardíaca, comparadas com indivíduos que não ingeriam o alimento.
A explicação para os benefícios do chocolate para o coração estaria nos ingredientes naturais da guloseima, que contribuiria para a saúde das veias sanguíneas e na redução de inflamação. O doce é fonte de flavonoides, que possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a aumentar os níveis do colesterol bom
É importante ressaltar, no entanto, que apenas o chocolate amargo, com maior concentração de cacau, é considerado aliado da saúde. O açúcar e a gordura em excesso presentes na versão ao leite, por exemplo, podem resultar em efeito contrário e fazer mal ao coração.
Receitas com MUITO chocolate
- Pudim de coco e chocolate NÃO vai ao forno e é feito no liquidificador
- Torta de brigadeiro com Oreo: receita fácil fica cremosa e crocante
- Kinder ovo caseiro leva 2 ingredientes secretos para ficar IGUALZINHO