Existem situações específicas que contribuem para o sangramento do nariz, o tempo seco, por exemplo, é um desses fatores. No entanto, se o quadro é muito recorrente, ele demanda atenção pois pode ser sinal de hemofilia , um distúrbio que acomete a coagulação do sangue.
O nosso organismo é capacitado para lançar mão de defesas e estancar sangramentos a partir do processo de coagulação, mas, pessoas que tem hemofilia não dispõem destas defesas – que são proteínas responsáveis pela formação do tecido corporal – e, por isso, costumam sangrar mais do que o que deveriam.
Tenho hemofilia?
A doença pode se manifestar por meio de sangramentos constantes do nariz ou demais mucosas. É preciso ficar atento para a periodicidade destes tipos de sangramentos, que podem ocorrer a partir de um trauma ou mesmo sem nenhum motivo aparente.
Tratamento para hemofilia
Não exista nada que substitua o próprio sangue, em toda a sua complexidade. Por isso, o tratamento para hemofílicos consiste em receber infusão intravenosa dos fatores proteicos responsáveis pelo processo de coagulação que faltam no sangue. Dessa forma, sangramentos espontâneos são cessados e, caso a pessoa sofra algum tipo de acidente, ela estará protegida. No Brasil, existem 183 centros de tratamentos gratuitos para o tratamento de hemofilia, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.
Curiosidades sobre sangue
- Sangue em pó que substitui transfusões poderá salvar vidas
- Por que nem sempre ferimentos a faca sangram externamente?
- Ciência diz: este tipo sanguíneo tem MENOS risco de Alzheimer