Na novela Amor à Vida a enfermeira Inaiá, interpretada por Raquel Villar, descobre que tem HIV e que em decorrência disso ela desenvolveu um câncer raro chamado sarcoma de Kaposi.
Leia também
Câncer de fígado: causas, sintomas e tratamento
Nova vacina controla o vírus da Aids em portadores
Grávida com câncer: 7 fatos sobre a doença e a gestação
O que é
Câncer raro no tecido conjuntivo, o sarcoma de Kaposi acomete as paredes dos vasos linfáticos. O problema, descrito pela primeira vez por um médico húngaro em 1872, pode atingir diferentes regiões do corpo ao mesmo tempo.
Esse tipo de câncer costuma atingir principalmente pessoas com AIDS porque com o sistema imunológico debilitado e interação do vírus HIV com o HHV-8 as possibilidades de desenvolver a doença aumentam muito. Pessoas que têm insuficiência renal também estão sujeitas a desenvolver sarcoma de Kaposi.
Sintomas
Os tumores, que afetam principalmente a pele, se manifestam como feridas vermelhas ou roxas nos pés, tornozelos, braços e mãos. Contudo podem estar em outros lugares do corpo, como as coxas, ou internamente, como no fígado ou nos pulmões.
Expectoração com sangue, fata de ar, perda de peso, náuseas, diarreia e vômitos também estão entre os sintomas do sarcoma de Kaposi, principalmente das pessoas que possuem lesões internas.
Tratamento
Como a maioria dos tumores malignos, o sarcoma de Kaposi inclui quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e medicamentos para inibir a formação de novos vasos sanguíneos. Além disso, são indicados tratamentos antirretrovirais contra o HIV para evitar a evolução das lesões.