https://www.instagram.com/p/BX_8AvxhibU/
Sandy revelou que sofre de um problema de saúde muito comum, especialmente entre as mulheres, e que tem um forte fundo emocional e está diretamente ligado à ansiedade: a gastrite nervosa.
Em entrevista à revista QUEM, a cantora contou que é adepta de tratamento alternativos e que prefere intervenções não-medicamentosas para controlar as dores.
“Tenho gastrite mas a controlo bem com alimentação e remédios naturais. Faço bastante coisa para relaxar. Faço terapia desde os 18 anos, que já me ajuda bastante. Acupuntura também ajuda em tudo. Acredito que todos os problemas de saúde que a gente tem são de causas emocionais. E, agora, tenho feito meditação sempre que dá”, afirmou a cantora.
https://www.instagram.com/p/BOarXYNhC4m/
Sandy ainda contou que valoriza o descanso e o relaxamento, mesmo quando o tempo disponível é curto. “Às vezes, tomo banho de banheira, mesmo se tenho só 10 minutos. Eu coloco sais na água e fico lá, com os olhos fechados. É muito bom.”
Gastrite nervosa: o que é?
De modo geral, a gastrite é uma inflamação no estômago causado pela concentração de ácido no órgão. O estômago naturalmente produz um ácido para para digerir os alimentos, mas algumas situações, como ficar sem comer por longas horas, se alimentar mal ou ingerir certos alimentos, podem favorecer o acúmulo da substância.
O ácido concentrado corrói a mucosa que reveste as paredes estomacais, gerando uma inflamação no local. Os sintomas da gastrite incluem dor aguda e queimação na boca do estômago, sensação de estufamento, náusea, vômitos e diarreia, entre outros.
Entretanto, fatores emocionais também podem contribuir para o aumento da concentração de ácido no estômago. Como já foi observado em outros animais, quando estamos estressados, liberamos ácido no órgão. Este processo é popularmente chamado de gastrite nervosa.
Tratamento natural de Sandy funciona?
A mudança de hábitos visando controlar o estresse e ansiedade são, na verdade, a principal alternativa para a cura da gastrite.
“A condição, de forma geral, é como se fosse uma queimadura. Ou seja, o órgão irá cicatrizar desde que você tire o agente causador do dano, seja ele emocional ou não. Se você tirar a fonte de agressão, que neste caso é ácido, o estômago vai cicatrizar”, explica o gastrocirurgião Alexandre Sakano da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Portanto, ele afirma que as técnicas citadas pela cantora para sanar e amenizar as dores são, sim, úteis. A melhor recomendação nesses casos é evitar ficar longas horas sem se alimentar ou estar sob situações de grande estresse.
Os remédios, segundo o especialista, fariam com que o processo de cicatrização fosse mais rápido. Contudo, qualquer alternativa que ajude a diminuir os níveis de estresse e ansiedade, como as técnicas utilizadas por Sandy, são válidas para minimizar a dor.
Evitar alimentos que irritam a mucosa do estômago também é uma medida importante. Eles incluem frituras, café, chocolate, pimentas e comidas muito condimentadas, doces e carboidratos, molhos à base de tomate, entre outros.
Doenças de famosos
- Casadevall diz que colo da mãe a ajudou na depressão: entenda
- Autoestima pós-filhos: Samara Felippo posta ensaio sexy: saiba mais
- Priscila Fantin supera depressão e diz o que a ajudou a se recuperar