Se você constantemente se sente inchado, tem dores de cabeça frequente, sensação de estufamento e aumento nos números da balança mesmo sem ter exagerado nas refeições, provavelmente está acumulando sal no organismo.
Para driblar os problemas causados pelo excesso de sal é importante não somente evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, como também investir em opções que contribuem para sua eliminação.
Alimentos de ajudam a eliminar o sódio do corpo
Couve: assim como salsa e salsão, está entre as folhas verdes que mais ajudam a eliminação do sódio e no combate à retenção de líquidos, pois têm efeito diurético e desincham a barriga.
Água: o consumo de cerca de 2 litros de água por dia é fundamental para reduzir a concentração de sódio no corpo. A ingestão regular ao longo do dia evita a retenção hídrica, o inchaço, além de problemas como aumento da pressão e de cálculo renal.
Banana: rica em potássio, a fruta é boa aliada no combate ao excesso de sódio no corpo. Isso porque o mineral induz o bom funcionamento dos rins, contribuindo assim para o desinchaço e para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Batata: o alimento, assim como a abóbora, também é excelente fonte de potássio. Portanto, deve ser incluído no cardápio de quem costuma exagerar no sal e precisa eliminar o excesso.
Cenoura: o legume tem grande potencial de hidratação e ainda reduz os níveis de sódio do organismo. Aposte ainda em opções como tomate e pepino, que também contribuem para o processo.
Frutas: excelentes fontes de água, elas ajudam a eliminar o excesso de sódio naturalmente, especialmente as opções mais diuréticas que secam a barriga.
Salmão: assim como o atum, nozes, brócolis e linhaça, é um alimento rico em ômega 3, que ajuda a eliminar o sódio do organismo. Além disso, possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Perigos do excesso de sódio no organismo
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade segura e recomendada para a ingestão de sódio é de, no máximo, 2 gramas por dia. No Brasil, estima-se o consumo está bem acima do limite, variando entre 9 a 12 gramas diariamente.
O sódio, apesar de importante para o bom funcionamento do organismo por controlar a pressão arterial e o volume de sangue, pode provocar desequilíbrio quando sua presença é excessiva e não liberada naturalmente pela urina. Retidas, a água e as toxinas provocam o inchaço e outros problemas de saúde.
Dicas para combater o inchaço
- Dieta low-FODMAP: o que é e por que é tão eficaz contra o inchaço?
- Reduza o inchaço: 4 dicas incríveis e fáceis para substituir o sal
- Como se livrar do inchaço na barriga em 7 dias: plano de nutricionista