Saiba quais médicos podem descobrir e tratar a osteoporose

por | jun 30, 2016 | Saúde

O diagnóstico da osteoporose normalmente é feito de forma tardia já que ela é uma doença silenciosa e, até ocorrer uma fratura, não apresenta nenhum sintoma. “Uma grande variedade de especialistas médicos está habilitada a tratar pessoas com osteoporose, incluindo clínicos gerais, ginecologistas, médicos de família, endocrinologistas, reumatologistas, fisiatras, ortopedistas e geriatras”, diz Ben-Hur Albergaria, professor de epidemiologia clínica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisador clínico do Centro de Diagnóstico e Pesquisa da Osteoporose (CEDOES). Os especialistas mais envolvidos no diagnóstico e tratamento da doença são os reumatologistas, por cuidarem de doenças que acometem todo o esqueleto e porque alguns reumatismos estão relacionados ao aparecimento da osteoporose secundária. Porém, pela facilidade de acesso à maioria das pessoas, são os clínicos gerais os que mais comentam com os pacientes sobre a necessidade de investigar a osteoporose.

De acordo com a pesquisa Firme e Forte Osteoporose 2012, 56% das mulheres com mais de 45 anos disseram que alguns médicos já comentaram sobre a osteoporose com elas.  Dentre elas, 39% afirmaram que o médico que falou sobre o assunto era um clínico geral, 19% disseram ser o ginecologista e 18% um ortopedista.

Até mesmo durante as frequentes consultas aos ginecologistas, a osteoporose deve ser lembrada por conta das transformações hormonais do climatério que podem estar relacionadas com a perda de massa óssea e o surgimento da osteoporose. Outros especialistas que podem descobrir a doença são os endocrinologistas (algumas alterações hormonais, como doenças da paratireoide, podem ser causa de osteoporose), os ortopedistas (primeiro especialista buscado em caso de fratura), além dos geriatras, uma vez que a doença se manifesta principalmente nos idosos.

Sobre a Campanha Firme e Forte

Lançada em 2011, o objetivo Campanha Firme e Forte Osteoporose é alertar e orientar a população sobre a importância da prevenção e combate à osteoporose, doença silenciosa, tão perigosa quanto à hipertensão e que já atinge 10 milhões de brasileiros. As ações estão programadas para acontecer até o fim de 2012, trazendo informações sobre a doença, ações de alerta para mudança de hábitos de vida e alimentares, além da prevenção.

É uma iniciativa inédita da Abrasso – Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco). Para saber mais sobre a campanha, basta acessar o link:  http://sejafirmeforte.com.br. Lá é possível encontrar informações, entrevistas e muitas dicas sobre o tema.