Saiba por que Salvador é um dos principais destinos turísticos no Carnaval

O destino é, sem dúvida, o recanto da cultura africana no Brasil. O folião que nunca pulou, suou e passou maravilhosos dias no feriado do Carnaval em Salvador precisa de algumas dicas para aproveitar esses 5 dias da melhor maneira possível: sambando, cantando e se divertindo muito.

Leia também:

Claudia Leitte dá dicas para curtir folia dos trios elétricos em Salvador

Além da Sapucaí, blocos de rua são atração no Carnaval do Rio

Beber cerveja sem alguns cuidados pode detonar seu Carnaval

Existem dois trios elétricos que circulam pela capital baiana, como se acontecesse duas festas na mesma cidade. “Há alguns anos, por iniciativa dos órgãos de turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) e da Cidade de Salvador (Emtursa), os circuitos passaram a ser chamados de Dodô e Osmar, em homenagem aos criadores do Trio Elétrico”, explica Solange Cappelari, gerente de produtos da Agaxtur.

Solange Cappelari esclarece que o circuito Dodô começa em frente ao Farol da Barra, percorre a Av. Oceânica e termina no bairro de Olinda. Já o circuito Osmar, mais conhecido como Avenida, percorre as ruas do centro de Salvador, saindo da Praça do Campo Grande, passando pela Av. 7 de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, e acabando em frente ao Tropical Hotel da Bahia”, explica.

Blocos

Os Blocos são compostos por um trio elétrico e um carro de apoio e têm seu espaço delimitado por uma grande corda, além de terem um esquema próprio de segurança. Em cada Bloco se apresenta uma atração da música baiana.

Trio Elétrico

O trio elétrico é um palco andante montado sobre um grande caminhão, equipado com geradores e modernos equipamentos de som e luz. Os artistas e bandas se apresentam em cima do trio, animando a multidão dentro e fora dos blocos.

Abadás

O abadá é uma camisa estampada que identifica o participante de cada Bloco. O abadá funciona como um ingresso. Cada Bloco desfila com um abadá diferente para cada dia do Carnaval e cada um deles possui um símbolo de segurança próprio.

Camarotes

Os camarotes são estruturas fixas nas quais o folião pode curtir a festa com maior conforto. A estrutura dos camarotes pode variar, contudo todos contam com uma ampla varanda de onde é possível acompanhar não só uma, mas todas as atrações durante o dia escolhido. A maioria deles está situada no circuito Ondina e possui uma rica estrutura de lazer, com bares, salões de beleza, pista de dança, espaço para shows e restaurantes badalados.

O acesso aos camarotes é feito com camisa e pulseira, diferentes para cada dia. Em alguns casos, há diferenças entre o masculino e o feminino. O abadá do camarote dá acesso exclusivamente ao camarote, caso queira ir num bloco o folião deverá comprar o segundo abadá e vice versa.

Folião Pipoca

O folião pipoca é aquele que não comprou abadá nem ingresso para os camarotes, ou seja, aquele que aproveita a passagem dos trios, mas não conta com a comodidade e a segurança que a estrutura dos blocos e camarotes disponibilizam. Como a concentração de gente é muito grande, os foliões pipoca têm que dividir o espaço com a multidão, além dos vendedores ambulantes.

Locomoção / Transporte

A dica é locar um carro, você irá economizar muito mais. As diárias variam de R$ 60 até R$ 120. Caso prefira andar de ônibus, utilize os “executivos”, são micro-ônibus equipados com ar-condicionado e televisão. A tarifa é um pouco maior que a condução comum, porém é bem mais seguro! Se a ideia é pegar táxi, lembre-se de negociar sempre! Antes de entrar no carro, pergunte ao motorista quanto ele cobra para ir até tal lugar, geralmente dá para fechar um preço fixo mais em conta com ele.

Dinheiro e Objetos de Valor

Evite carregar muito dinheiro, documentos, celular, relógio, máquina fotográfica, entre outros, no bolso. Coloque dentro do tênis ou em bolsinhas presas na cintura e por dentro da bermuda (modelo de carregar dinheiro em viagem).

Dicas básicas

– Leve apenas dinheiro trocado e suficiente para suas despesas naquele dia;

– Leve sempre um documento de identidade;

– É importante ter anotado o endereço de onde está hospedado e um número de telefone para contato;

– Deixe joias e objetos de valor no lugar em que estiver hospedado;

– Escolha um calçado confortável, dê preferência ao tênis;

– Fora dos blocos e camarotes procure andar em grupo;

– Evite sair do bloco durante o percurso;

– Se for dirigir, não beba;

– Passe bastante protetor solar antes de sair;

– Alimente-se bem, mas com comidas leves e beba bastante líquido.

Além de aproveitar o clima de festa do Carnaval, Salvador é regado de atrações histórias. Não deixe de visitar o Farol da Barra, Elevador Lacerda, Pelourinho, Mercado Modelo e Centro Histórico durante a sua primeira visita.

De resto, é aproveitar e entrar no clima empolgante dessa linda cidade. “Vivenciar o estilo de vida baiano é uma obrigação para quem deseja conhecer as raízes brasileiras”, finaliza Solange Capellari.

E, para quando a folia acabar, veja como relaxar de toda a diversão:

–>