Sabão líquido

Anvisa determina recolhimento de lotes de sabão líquido Ypê por contaminação: veja quais e como agir

Segundo a própria fábrica, os lotes de sabão líquido foram contaminados por uma bactéria que pode causar infecções graves

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta semana o recolhimento de três sabões líquidos para lavar roupas. Segundo análise da própria fábrica da Ypê, alguns lotes dos produtos sofreram contaminação e devem ser recolhidos. Veja abaixo os lotes e saiba como proceder:

Anvisa recolhe sabão líquido da Ypê

(Crédito: fabrikasimf/Freepik)

Após análise da própria fábrica, lotes de três produtos para lavar roupas da marca Ypê tiveram seu recolhimento determinado pela Anvisa. A ação ocorreu na última quinta-feira (28), quando a empresa Química Amparo Ltda. comunicou a contaminação de alguns lotes com a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (o CDC), essa bactéria é bastante fácil de ser encontrada na natureza, especialmente no solo e na água. Em humanos, ela pode causar infecções no sangue, nos pulmões, no trato urinário e em outras partes do corpo especialmente após cirurgias.

A bactéria, de acordo com o CDC, costuma afetar com mais frequência pessoas internadas. Ela tende a ser contraída no ambiente hospitalar a partir de feridas abertas, catéteres e respiradores. Além disso, alguns tipos da bactéria são resistentes a inúmeras classes de antibióticos.

Produtos recolhidos: marcas e lotes de sabão líquido

sabão líquido
Um dos rótulos de sabão líquido para roupas que teve o recolhimento determinado pela Anvisa (Crédito: Reprodução/Ypê)

Conforme divulgado pela Anvisa, as marcas e lotes dos produtos que devem ser retornados ao fabricante por contaminação são os seguintes:

  • Lava Roupas Líquido Ypê Express (lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011);
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê (lotes: 254031 e 193021);
  • Lava Roupas Líquido Ypê Power Act (lotes: 190021, 223021, 228031).

Os consumidores que tiverem produtos destes lotes em casa devem, segundo orientação da Anvisa, entrar em contato com o SAC da marca pelo número de telefone disponibilizado na embalagem.

Além disso, é importante frisar que a Anvisa também suspendeu a distribuição, a venda e o uso desses lotes.

Saúde