Ressaca fica mais forte com o passar da idade? Eis o que ciência tem a dizer

por | maio 25, 2022 | Saúde

Você já passou dos 30 ou dos 40 anos e sente que seu corpo não aceita mais tão bem a mesma quantidade de álcool que tolerava quando era mais jovem?

Algumas pessoas, inclusive, afirmam por experiência própria a ressaca piora com o avanço da idade. Mas será que os efeitos das bebidas realmente são mais intensos a medida em que envelhecemos?

É verdade que a ressaca piora com a idade?

Vários estudos científicos já foram feitos e as conclusões são ambíguas, enquanto alguns afirmam que a ressaca piora, outros dizem que na verdade ela se torna mais amena com a idade. Para tentar chegar a uma resposta definitiva, o site Verify, especializado em checar informações e desvendar mitos, consultou especialistas e analisou estudos para saber o que a ciência diz sobre a relação entre idade e ressaca.

Estudos científicos já mostraram que, à medida que envelhecemos, nosso corpo se mostra menos eficiente em processar o álcool. Com o avanço da idade, as principais funções que ajudam a metabolizar o álcool, como enzimas hepáticas e peso total da água corporal, realmente tendem a diminuir.

A produção de enzimas hepáticas, que ajudam a quebrar o álcool no corpo, diminui com o avanço da idade, o que pode fazer com que o consumo excessivo de bebida demore mais tempo para ser metabolizado, se comparado a um organismo mais jovem.

Além disso, à medida que envelhecemos, há também um declínio na taxa em que o fígado, principal desintoxicante do corpo, lida com substâncias como o álcool.

É bem provável que um jovem de vinte e poucos anos sinta menos o impacto do álcool no dia seguinte do que uma pessoa com mais de 50 anos, por exemplo. Afinal, seu corpo é mais eficiente no trabalho de processar o álcool.

Porém, vários outros fatores estão envolvidos na ressaca, segundo os especialistas.

Idade e metabolismo não são os únicos fatores que influenciam na ressaca. Tempo de sono, desidratação do corpo, quantidade e até mesmo o tipo de bebida alcoólica consumido interferem no mal-estar do dia seguinte.

Além disso, pesa que, conforme ficamos mais maduros, muitos de nós se tornam mais comedidos e responsáveis no consumo de álcool, evitando o excesso que causa a ressaca.

É por isso que estudos sobre o impacto e as causas diretas da ressaca ainda estão em desenvolvimento, sem conclusão definitiva.

Ciência e saúde