*Publicada em 13 de abril de 2017
A modelo Renata Banhara, que teve um quadro infeccioso no cérebro decorrente de um tratamento de canal no dente, está com paralisia facial após cirurgias para brecar a doença.
Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da famosa hoje, ela foi submetida a duas cirurgias na cabeça no final de semana para conter a infecção e, agora, está com o lado direito do rosto paralisado. Ainda não se sabe se o quadro poderá ser revertido.
Renata Banhara está com paralisia facial
“A primeira cirurgia aconteceu no sábado (dia 7), na parte direita da cabeça, no tecido ósseo próximo à orelha e aos olhos. No procedimento realizado no domingo (8), no lado esquerdo do crânio, foi retirada a colônia de bactérias alojada próximo ao dente em que Renata fez o canal, onde a infecção teve início”, aponta o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da modelo.
Ainda de acordo com a assessoria, ao recolher o material, os médicos identificaram que as bactérias haviam afetado o nervo facial do lado direito.
“Os médicos tiveram que remover o tecido infectado. Banhara corre o risco de ficar com paralisia facial, perdendo os movimentos adequados da região da sobrancelha”, informa a nota.
O que pode ter acontecido?

Segundo a opinião do médico Ricardo Landini Lutaif Dolci, sócio da Clínica Dolci – Otorrinolaringologia e Cirurgia Estética Facial, em São Paulo, que não acompanhou o quadro de Renata, tudo indica que a paralisação de parte da face ocorreu por conta das bactérias, que afetaram os nervos da face.
“Se isso realmente aconteceu, os médicos devem ter limpado a região do nervo afetado e os movimentos podem voltar ao normal em breve, mas isso depende do organismo de cada um”, diz o otorrinolaringologista.
O especialista explica que o procedimento de limpeza do muco acumulado na região permite que o antibiótico comece a funcionar melhor. “Assim, o paciente terá um tratamento mais efetivo e rápido contra essa bactéria.”
Ricardo explica que o procedimento de limpeza do muco acumulado, que no caso foi o procedimento cirúrgico realizado, deve ser complementado com a administração de antibiótico na veia para resolução completa do tratamento.
Canal no dente evoluiu para infecção cerebral
https://www.instagram.com/p/BStyE1WhXYR/
No último dia 5, Renata Banhara foi internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, após detectar um quadro grave de sinusite que evoluiu para uma infecção cerebral.
A situação foi ocasionada por um procedimento de canal no dente que a modelo havia feito seis anos antes e que gerou uma proliferação da bactéria “Streptococcus anginosus”. Trata-se de uma bactéria muito comum na região da boca, mas que teria se alastrado para um quadro grave de sinusite (inflamação da mucosa dos seios da face), que posteriormente migrou para o cérebro.
Ao que tudo indica, Renata conviveu com a infecção durante anos sem ter nenhum sintoma.
Porém, em um acometimento raro, a bactéria se alastrou e migrou para o cérebro. O único sintoma relatado por Banhara foram fortes dores de cabeça no final de 2016, que a levaram a investigar o problema.
Sinusite odontogênica

O otorrinolaringologista Ricardo comenta que, provavelmente, o que aconteceu com Renata foi uma sinusite odontogênica.
Se não tratada corretamente, essa sinusite pode gerar complicações e acometer principalmente os olhos. Nos casos extremos, pode haver perda de visão ou até mesmo infecção no sistema nervoso central.
“Aparentemente, foi o que aconteceu com ela: um abscesso cerebral, que é um acúmulo de pus que causa infecção bacteriana no cérebro”, fala o especialista.
“Se, de fato, o que aconteceu com ela foi por conta das bactérias da sinusite, essa infecção é muito rara e a sinusite não costuma se alastrar tanto”, pondera. “Inclusive, o não aparecimento de sintomas além da dor de cabeça, é bem raro”.
Mais casos que chocaram a medicina
- Após contrair piolho, criança tem infestação de larvas de moscas na cabeça
- Menina morre após ser diagnosticada com gases: erro é comum
- Mulher tem AVC após lavar cabelo no salão; entenda o caso