Apesar de ser considerado um tema constrangedor e até mesmo nojento para algumas pessoas, a eliminação de gases intestinais é algo completamente natural, faz parte do processo digestivo e mais: o movimento involuntário do organismo indica que sua saúde está em dia.
Gases: por que aparecem
Os gases indicam que o intestino está bem controlado pelas bactérias responsáveis por extrair energia e vitaminas dos alimentos consumidos, impulsionando o sistema imunológico e melhorando a função gastrointestinal.
As bactérias que habitam o intestino grosso promovem a fermentação dos restos alimentares e o resultado natural do processo são os gases, como o enxofre, que podem ser eliminados pelo ânus, em forma de flatos, ou pela boca, como eructação, mais conhecida como arroto.

A ciência estima que soltamos uma média de 15 puns por dia, alguns deles até mesmo durante o sono. A quantidade (e o cheiro) pode variar de acordo com os hábitos e a alimentação de cada pessoa. Existem, inclusive, alguns fatores que podem fazer com que um indivíduo produza mais gases do que o normal.
De acordo com a nutricionista Patricia Davidson Haiat, alguns alimentos possuem elevada quantidade de fibras e carboidratos que fermentam muito durante a digestão e que, por isso, têm uma maior tendência para provocar gases.
Gases na gravidez
Sofrer com excesso de gases durante a gravidez é bastante comum. O fenômeno ocorre por causa do aumento na produção de progesterona, hormônio que provoca o relaxamento da musculatura de vários órgãos, podendo causar uma diminuição dos movimentos dos intestinos.
Além disso, como os alimentos levam mais tempo para serem digeridos, o processo acaba contribuindo para a prisão de ventre e a sensação de inchaço abdominal. Essa lentidão no processo de digestão pode então aumentar a quantidade de gases.

Tratamento
O desconforto provocado pelo excesso de gases que não é eliminado pode ser combatido por remédios de farmácia ou até mesmo com adoção de medidas caseiras, como massagens e preparação de sucos e chás naturais.
Remédios de farmácia
Os remédios (em comprimidos ou gotas) encontrados em farmácias mais usados para acabar com o desconforto causado por excesso de gases são:
- Simeticona
- Domperidona
- Dimeticona

Remédios caseiros
Quem quer evitar o uso de medicamentos pode experimentar “ tratamento caseiro para gases” com massagem, sucos e chás.
Massagem
A automassagem que ajuda a aliviar o acúmulo de gases é bastante simples, como ensina a esteticista Maria Luiza Medeiros, da Clínica Mônica Aribi: com as mãos espalmadas e sobrepostas, massageie toda a barriga no sentido horário. Você pode realizar os movimentos o quanto achar necessário, até se livrar do peso e do desconforto na região.

Oloe vera
Outra opção natural é o suco de aloe vera, considerado um bom remédio para a distensão do estômago e gases. A bebida pode reduzir a flatulência após as refeições, além de ter propriedades laxativas, que é eficaz no tratamento da constipação.
O suco de aloe vera também promove um equilíbrio favorável às bactérias intestinais saudáveis e diminui outras causadoras de infecção e que são frequentemente associadas com excesso de gases.

Chá
Você pode ainda experimentar uma receita de chá que alivia a flatulência, indicada pela nutricionista Patricia Davidson Haiat: para preparar a infusão, basta ferver 200 ml de água com uma lasca de gengibre, coar e tomar logo em seguida.
De acordo com a especialista, chás naturais de hortelã, erva doce, cidreira, carqueja, e espinheira santa também são indicados para pessoas que sofrem de flatulência com frequência.
Como evitar o acúmulo de gases
- É assim que você vai comer feijão sem ficar estufada ou com gases
- Produto que você come todo dia pode gerar gases e até ganho de peso
- Você sofre com gases porque comete 9 erros no seu dia a dia: identifique