O refrigerante engorda e pode ser considerado o vilão da dieta de muitas pessoas. Ele pode causar a perda de nutrientes e minerais importantes, como o cálcio, além de ser uma bebida altamente doce. Por copo, o refrigerante possui em média 9 colheres de chá de açúcar.
Veja também:
Benefícios dos alimentos isotônicos naturais
Aveia emagrece e controla o colesterol
Receita de xarope de guaco para tosse
Essas bebidas à base de cola utilizam o ácido fosfórico como acidulante, que faz com que o organismo não sinta tanto esse doce. O ácido pode causar osteoporose.
Outro problema é a dose de sódio muito alta, que pode causar hipertensão arterial, cáries, glicose e diabetes. O consumo dessa bebida não traz nenhum benefício para o corpo e é viciante, pois possui cafeína.
Refrigerante diet: pode?
Não. O maior problema do adoçante é que ele é um produto químico que você coloca no seu corpo. Ele está associado a várias doenças. O consumo regular do refrigerante diet pode diminuir a função renal, aumentar a vontade de comer doce (favorecendo a obesidade), além de alterar a formação óssea e dos dentes.
Componentes do refrigerante
Corante caramelo
Possui altos níveis de uma substância cancerígena.
Ácido fosfórico
A substância causa acidez no sangue e o corpo usa o cálcio dos ossos para neutralizar o organismo.
Adoçantes artificiais
Em excesso podem ser nocivos à saúde e pode ser relacionado ao surgimento de câncer.
Xarope de milho
Forma açúcar que aumenta a gordura, colesterol e nível de triglicerídeos.
Benzoato de potássio
Conservante quebrado em benzeno, que exposto ao sol se torna cancerígeno.
Corantes alimentares
Em excesso pode causar danos nas atividades cerebrais, comportamento, hiperativismo, dificuldade de concentração e descontrole de impulsos.
Dica
Para as amantes de refrigerante, uma dica é substituir a bebida por 2 litros de água ao longo do dia. Sucos naturais também são uma boa pedida. Lembre-se que refrigerantes têm malefícios que contribuem para o aumento do peso e para o surgimento das celulites.