Emagrecer deve ser uma questão definitiva e levada a sério dia a dia para o resto de sua vida. Um dos métodos mais eficazes para quem quer perder peso ou se manter nele é a chamada reeducação alimentar.
Leia também
Castanha de caju, um escudo contra doenças
Quais alimentos tem mais agrotóxico
Adoçante, qual o melhor?
É importante saber a diferença entre reeducação alimentar e dieta. Segundo a nutricionista Bárbara Sanches, a dieta é um regime prescrito com restrição de alimentos e sempre com uma finalidade terapêutica.Já a reeducação alimentar é o processo de conscientização e de mudança de hábito alimentar. “É o entendimento de erros alimentares e a compreensão do que é necessário ser alterado para prevenção, recuperação e/ou promoção da saúde”, descreve Bárbara Sanches.
Quando falamos em reeducação alimentar devemos nos preocupar com a qualidade da alimentação e não precisamente com a quantidade. Bárbara Sanches explica que é fundamental variar a alimentação para que o organismo não seja privado dos nutrientes necessários. Deve-se sempre priorizar frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, consumir gordura de boa qualidade, como as oleaginosas ( amêndoas,nozes,castanhas). Prezar mais pelas carnes brancas e carne vermelha em menor quantidade
Dicas de alimentação saudável
Na hora do almoço, procure afastar tudo o que for frito, coma os grelhados. Se bater aquela vontade de sobremesa, comece a substituir por frutas e opte por sobremesas light. O ideal é cortar o refrigerante, mas como em toda boa reeducação alimentar, não corte de uma vez,. Comece diminuindo a quantidade, sempre que possível e substituindo por água ou suco natural. O ideal mesmo é não tomar nenhum líquido durante as refeições para não causar aquela falsa sensação de estômago cheio.
Coma de três em três horas e faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. Isso irá ajudar seu organismo a funcionar melhor.
Quer receitas para se inspirar e começar a sua reeducação alimentar? Confira essa receita do suco anti-barriga.
–>/ ?embed