A dor de cabeça pode ter diversas causas e quando aparece com frequência merece atenção especial para verificar sua origem. Para quem sofre com enxaquecas, dores ocasionadas pelo cansaço, falta de sono, má digestão, entre outras causa mais comuns, pode contar com o óleo essencial de hortelã-pimenta para tratar esse incômodo.
Leia também:
Acupuntura ajuda a controlar a tireoide
Alimentos que melhoram a concentração
Medicina tibetana: terapia para corpo e mente
Funcionando como um tratamento alternativo ao paracetamol, componente ativo dos remédios industrializados para dores de cabeça, o uso da hortelã-pimenta, segundo pesquisas, tem resultado semelhante à ingestão de 1g de paracetamol – suficiente para aliviar dores leves.
Como fazer
Em estudo realizado com um grupo de 40 pessoas, o óleo de hortelã foi diluído em álcool (10%) e aplicado, com um pedaço de algodão, pelas têmporas e testa. O processo foi repetido depois de 15 minutos e novamente após 30 minutos. O resultado foi diminuição da dor de cabeça em cerca de 15 minutos após a última aplicação.
A ação do óleo de hortelã no alívio da dor de cabeça está relacionado ao seu estímulo ao fluxo sanguíneo na região em que foi aplicado, resultando em um efeito de frio que altera os canais receptores do cérebro. Além disso, o produto ainda inibe levemente a produção das substâncias responsáveis pela tensão e pela dor.