Independente da receita caseira para tratar caxumba, será apenas uma acelerador do processo de cura, que também vai proporcionar alívio dos sintomas. Não existe nenhum tratamento específico para a caxumba, esta é uma condição que segue seu curso, e desaparece por si.
Trata-se de uma doença viral contagiosa, que ataca principalmente as crianças. Ocorre pela inflamação das glândulas salivares que ficam por detrás das bochechas.
A transmissão do vírus que provoca a caxumba dá-se por pequenas gotas de secreção do muco de pessoas que estão infectadas. Esse muco é liberado por tosse ou espirro, que após espalhar-se no ar, pode pousar sobre superfícies que estejam próximas.
No geral, os sintomas se manifestam entre 3 e 4 dias após o contágio.
Prevenir a caxumba é a melhor solução. Portanto, a vacina é extremamente recomendada, pois esta pode ser uma doença fatal. Os casos de contágio após a vacinação são muito raros, e se ocorrem, sua intensidade é tão fraca que por vezes sequer são percebidos.
O inchaço sob as orelhas são os sintomas visíveis. Mas também há dores muscular, de cabeça e da garganta, fraqueza geral e perda do apetite. Comer pode ser doloroso quando se está com caxumba.
Se a inflamação atingir níveis muito altos, há perigo de complicações graves, como inflamação no ouvido – provocando surdez, nos testículos, tireóide, cérebro e dos ovários. Aumenta o risco de aborto e pode provocar infertilidade nos homens.
Para tratar em casa, misture 3 colheres de sopa de gengibre em pó com água o suficiente para formar uma pasta. Coloque essa pasta sobre o inchaço para diminuir a inflamação.
Para aliviar a dor, esfregue a polpa de aloe vera na área inflamada sempre que necessário.
Prepare uma pasta com folhas de margosa e açafrão em pó, misturados com um pouco de água. Deixe essa pasta repousar sobre a inflamação pelo menos 15 minutos todos os dias.
Aqueça 4 folhas de figueira sagrada, regue com um pouco de azeite de oliva, e deixe por 15 minutos sobre o inchaço antes de dormir.
Beba de 3 a 4 copos de água de arroz cozido no decorrer do dia, com 1 colher de chá de gengibre em pó, ou com 1 colher de chá de alho em pó. Em alternativa, consuma 1 dente de alho esmagado todos os dias, até que os sintomas despareçam.
Deve-se evitar frutas cítricas, como o limão, mas beber suco de cenoura com espinafres todos os dias, e em abundância.
Recomenda-se repouso máximo até que a caxumba esteja curada.
Um dado importante: é altamente perigoso dar aspirina para crianças que estejam a sofrer com caxumba.