Levar uma vida sedentária é tentador, mas muito prejudicial à saúde. Problemas de circulação, hipertensão e doenças respiratórias afetam milhares de pessoas todos os anos. Além de alimentar-se bem e praticar exercícios físicos, a quiropraxia é indicada para quem tem dores na coluna e em outras partes do corpo reflexo da tensão do dia a dia.
Leia também
Exercícios para reduzir dor na coluna
Pilates para dor nas costas alivia desconforto causado pelo salto
O ioga alivia a dor nas costas e a depressão
O que é a quiropraxia
A técnica é responsável pelo diagnóstico, tratamento e a prevenção das alterações do sistema neuro-músculo-esquelético e dos seus efeitos na saúde em geral. Por meio de exercícios manuais, o profissional atua junto às articulações, juntas e vértebras para diminuir as dores. Segundo a quiropraxista Bia Pimentel, problemas como dor nas costas, no pescoço e de cabeça, tensão, hérnia de disco, adormecimentos e artrose podem ser corrigidos com a técnica. “O uso de remédios não irá solucionar os problemas, pois eles apenas aliviam a dor, enquanto a quiropraxia trata o foco da dor”, afirma ela.
Outras dicas para aliviar a tensão
Alimentação balanceada: um dos pontos que afetam diretamente na saúde de qualquer pessoa é a alimentação. Para suprir todas as necessidades do nosso organismo e da musculatura, ela deve completa e bem balanceada.
Praticar exercícios físicos: “Exercício físico regular reduz o risco de doenças do coração, a chance de desenvolver diabetes, ajuda a controlar a pressão arterial e sanguínea, além de diminuir os sentimentos de ansiedade e depressão”, ressalta Bia.
Descanso: Segundo a quiropraxista, uma noite mal dormida aumenta o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo. “Os benefícios para quem repousa inclui o retardo do envelhecimento e a restauração física, que acontece através da reposição de energias e fortalecimento das funções do metabolismo”, completa.