Quem tem diabetes NÃO deveria consumir frutas desta maneira

por | fev 2, 2019 | Saúde

A frutose, açúcar natural presente nas frutas, ao contrário do que muita gente imagina, não inviabiliza o consumo de alimentos do gênero por diabéticos. Portanto, é possível afirmar que não existe fruta proibida para quem tem diabetes.

A ingestão de frutas por diabéticos, no entanto, deve ser moderada e orientada por um profissional de saúde. É importante saber ainda que, quem tem diabetes, não deve consumir frutas através de sucos.

Diabéticos devem evitar sucos de frutas

Os sucos de frutas, mesmo os naturais, preparados em casa, devem ser evitados por quem sofre de diabetes. Isso porque, ao preparar a bebida, separamos a polpa da fruta de seus fluidos, que são absorvidos mais rapidamente pelo organismo.

O resultado deste processo é um arriscado aumento nos níveis de açúcar e insulina no sangue, que ocorre para conter os açúcares. Além disso, ao fazer um suco utilizamos quantidades maiores de frutas, o que também não é recomendável para diabéticos.

Outro fator importante que deve ser lembrado é que, no preparo de sucos, perdemos grandes quantidades das fibras presentes nas frutas. As fibras solúveis, além de ajudar a reduzir os níveis de colesterol e promover bom funcionamento do intestino, ainda contribuem para o controle de glicose no sangue.

Cuidados com a diabetes