Queda de cabelo, calcanhar rachado por ressecamento da pele e unhas quebradiças podem provocar desconfortos estéticos, mas não devem ser encarados apenas como condições banais tratadas somente com shampoos, cremes e cosméticos. Afinal, os sintomas são comuns entre pessoas que sofrem de uma doença mais complexa: disfunção na tireoide.
O que é disfunção na tireoide
Ganham as definições de disfunção (ou distúrbios) na tireoide as condições que afetam a glândula localizada na parte inferior e frontal do pescoço. Ela é fundamental para a regulação do metabolismo e, consequentemente, qualquer comprometimento de seu funcionamento pode resultar em problemas de saúde.
Entre as principais doenças relacionadas a uma disfunção na tireoide estão: hipertireoidismo, hipotireoidismo, presença de nódulos na glândula, câncer da tireoide, entre outros.
Sintomas de disfunção na tireoide
Os sinais de que uma pessoa apresenta distúrbios da tireoide podem variar de acordo com a doença que acomete a glândula, mas vale ficar atento a sinais comuns, como:
- Queda de cabelos
- Calcanhar rachado
- Pele ressecada
- Unhas quebradiças
- Perda de peso repentina
- Aumento do apetite
- Alterações da frequência cardíaca
- Aumento da pressão arterial
- Inchaço repentino do rosto
- Prisão de ventre ou evacuações mais frequentes
- Fraqueza muscular e/ou formigamento das mãos
- Alteração dos ciclos menstruais
- Aumento da sensibilidade ao frio
Disfunção na tireoide: diagnóstico e tratamentos
Além da verificação dos sintomas, a condição pode ser diagnosticada através de exames de sangue que indicam níveis hormonais, exames de imagem e biópsia, em alguns casos.
Os tratamentos para disfunções na tireoide dependem do tipo de condição apresentada, mas normalmente incluem uso de medicamentos, iodoterapia ou até mesmo cirurgia.
Cuidados com a tireoide
- Quem tem problema na tireoide deve frear consumo de chás, diz nutricionista
- Nódulo na tireoide é perigoso? Significa câncer? Médica tira dúvidas
- Menstruação desregulada pode ser sinal de problema na tireoide: entenda