Dor no peito que aparece de repente e se espalha para o braço esquerdo: esse pode ser um sintoma de infarto, mas com certeza não é o único. Há quem sinta queimação, que muitos confundem com problemas de estômago. Mas como diferenciar um sintoma de infarto de uma gastrite ou de uma simples crise de azia? Explicamos a seguir.
Leia também
Quais são os sintomas de infarto nas mulheres?
8 condições sérias que podem estar por trás de uma simples gastrite
Medicamentos para emagrecer pode causar infarto
Sintoma do infarto que merece atenção
O cardiologista Walter Gomes, coordenador clínico do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Catarina, explica que a queimação no peito pode ser o primeiro sinal de que o coração não está totalmente saudável. “Não levar a sério esse sintoma é um risco que muitas pessoas preferem correr. No atendimento de emergência, notamos que alguns pacientes vítimas de infarto tiveram dor no peito ou queimação dias antes de serem internados”, conta o especialista.

Para o médico, a atenção ao aparecimento do sintoma e a rapidez em procurar um hospital são fatores determinantes para evitar riscos maiores, já que a mortalidade após um infarto agudo aumenta com a demora em buscar atendimento.
Gastrite ou infarto?
Independente da causa da queimação, o melhor é procurar um médico imediatamente. Esse é o profissional capaz de dizer se a queimação é só azia, sinal de gastrite, infarto ou de outras doenças, como pedras na vesícula e estresse. Mas outros sintomas ajudam a identificar se a queimação é sintoma de infarto, são eles:
- Dor mais intensa que o habitual;
- Náuseas;
- Suor frio;
- Falta de ar;
- Desmaio;
- Incômodo no peito que aparece após a prática de exercício físico e desaparece ao repousar;
- Dor no peito que se irradia para o pescoço ou para os braços.