Assim como os fios que caem do couro cabeludo, os pelos dos cílios e das sobrancelhas também sofrem uma queda natural com o passar dos anos. No entanto, alguns fatores como não retirar a maquiagem todos os dias e a falta de nutrientes como vitaminas E, A, minerais e proteínas podem acelerar esta perda, deixando as sobrancelhas falhadas e os cílios ralos.
O que pouca gente sabe é que alguns distúrbios têm entre seus sintomas a queda de pelos na região das pálpebras. Normalmente, são doenças autoimunes e de pele que potencializam a queda destes fios de forma incomum e, nem sempre, estes danos estéticos são associados a estes problemas.
Doenças que causam perda de cílios e sobrancelhas

Existem doenças que atingem diretamente a região das pálpebras como a madarose. De acordo com o Dr. Ricardo Martin, este termo é utilizado para denominar a perda de cílios e sobrancelha, podendo inclusive fazer os pelos destas áreas se tornarem bem escassos e até desaparecerem totalmente.
Há ainda outros distúrbios mais graves que podem levar a este impacto negativo na aparência. Entre eles:
1. Alopecia areata
Uma das doenças autoimunes mais comuns que leva a perda de pelos por todo o corpo é conhecida como alopecia areata: segundo a dermatologista Cintia Guedes Mendonça, este distúrbio não afeta apenas o couro cabeludo, mas também as sobrancelhas, cílios, além de bigode e barba. O problema atinge os folículos pilosos e faz com que a produção de pelos seja prejudicada (e até mesmo interrompida).

2. Dermatite atópica
Esta inflamação da pele causa coceira, vermelhidão e irritação. Inclusive na região das pálpebras. Quando isso acontece, o eczema pode afetar os folículos pilosos e interferir no crescimento adequado dos fios – até mesmo os cílios e sobrancelhas.
3. Problemas na tireoide
O desequilíbrio na tireoide também causa a perda de cabelos, deixando os cílios e as sobrancelhas com falhas. Quando a glândula produz hormônios em excesso, causando o hipertireoidismo, todo o organismo fica desequilibrado – inclusive a produção normal de pelos no corpo.
O mesmo pode acontecer no caso do hipotireoidismo, quando a tireóide não funciona como deveria, um dos sintomas está nos cabelos, que tendem a ficar mais finos e quebradiços. No caso das sobrancelhas, os fios ficam mais ralos e propensos à queda, deixando aquelas falhas indesejáveis.

4. Estresse e ansiedade
Estresse e crises de ansiedade também se manifestam no corpo como alterações fisiológicas que podem refletir na perda de cabelos. Além disso, estudos afirmam que o excesso de preocupação também afeta os níveis hormonais, que contribui com a queda dos pelos em todo o corpo.