Qual é o tempo de sobrevivência do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no ar? O VIX consultou especialistas da área da saúde para responderem esta questão e esclarecerem se é possível que a transmissão aconteça pela entrada do vírus pela janela do carro ou de casa.
Coronavírus no ar: quanto tempo dura?
De acordo com a infectologista Vera Rufeisen, coordenadora médica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Vera Cruz Hospital, um exemplar do Sars-CoV-2 pode permanecer vivo no ar por duas horas.
Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine (NEJM) revelou uma vida média do Sars-CoV-2 próxima: de acordo com a pesquisa, o coronavírus consegue viver até três horas no ar.
Coronavírus em superfícies: quanto tempo dura?
O que o estudo observou é que, em superfícies mais estáveis do que o ar, como o aço inoxidável ou plástico, a estabilidade do corpo do vírus permanece por mais tempo – assim como sua capacidade de transmissão.
O Sars-CoV-2 permanece vivo por 24 horas em papelão, 48 horas no aço inoxidável e 72 horas no plástico, de acordo com o estudo publicado no NEJM – daí a recomendação de descartar embalagens que vêm da rua, como pelo delivery de comida, e higienizar embalagens e sacolas plásticas do mercado.
Transmissão do coronavírus pela janela do carro ou de casa
Como a principal forma de entrada do Sars-CoV-2 no corpo humano é pelo nariz, boca e olhos e ele permanece no ar por algumas horas, o vírus pode chegar pela janela do carro ou de casa?
De acordo com os especialistas, isso é altamente improvável.
Segundo Vera, o contágio no carro pode acontecer, por exemplo, se um ciclista ou pedestre espirrar a menos de um metro de distância da janela e não realizar a etiqueta respiratória – que consiste em cobrir a boca e nariz com o antebraço ou lenço.
Já o otorrinolaringologista Alexandre Colombini diz que, para que a transmissão aconteça por meio de janelas, é preciso que elas estejam contaminadas.
“Se alguém [com COVID-19] espirrou ou tossiu e colocou a mão contaminada na janela, então há a possibilidade transmissão. Se aquela superfície estiver limpa, não há transmissão”, diz o médico.
Por isso, para quem precisa circular na rua (e mesmo para quem está em casa), o médico recomenda tomar todos os cuidados possíveis em termos de prevenção e transmissão ao coronavírus. São eles:
- Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Lavar as mãos com água e sabonete por pelo menos 20 segundos ao chegar em casa, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Higienizar objetos de uso frequente, como celulares, assim que chegar em casa;
- Manter-se a um metro de distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando;
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o rosto com a parte interna do cotovelo ou usar um lenço – e fazer uma higienização imediatamente, assim como jogar o material fora;
- Evitar contato com pessoas com doenças respiratórias;
- Se estiver doente, não sair para a rua.