Quantas vezes é normal urinar por dia? Devo me preocupar se é demais ou de menos?

Você já contou quantas vezes por dia vai ao banheiro para fazer xixi? Provavelmente não, mas saiba que deveria, já que existe uma média considerada normal e que pode indicar se existe algo de errado com sua saúde.

Quantas vezes é normal fazer xixi por dia?

Shutterstock

Uma pessoa saudável pode armazenar na bexiga aproximadamente de 400 ml de urina até sentir vontade de fazer xixi. Em média, um adulto deve urinar entre 6 e 8 vezes ao dia. Quem fica muito abaixo ou acima desta média deve procurar um médico e realizar exames que indiquem ou descarte problemas de saúde.

Fazer pouco xixi por dia normalmente está relacionado a um baixo consumo de água. Especialistas recomendam a ingestão de cerca de pelo menos 2 litros por dia para garantir bom funcionamento do organismo. Vale lembrar que não é recomendável segurar o xixi por muito tempo, pois o hábito acarreta em diversos problemas para a saúde íntima.

Muita vontade de fazer xixi: o que pode ser?

ShutterStock

Por outro lado, quem vai muitas vezes ao banheiro e percebe que faz xixi mais de 8 vezes ao dia deve ligar o sinal de alerta. A micção excessiva pode indicar um quadro de infecção ou pedras nos rins, normalmente acompanhados por sintomas como muita dor nas costas ou lados do corpo e incômodo ao urinar.

Quem vai ao banheiro muito mais do que 8 vezes por dia para fazer xixi também pode sofrer de bexiga hiperativa, condição comum no avanço da idade, uma vez que os nervos envelhecem junto com o corpo.

Diabetes, uso de determinados medicamentos e consumo excessivo de álcool e a cafeína, substâncias que são diuréticas, também podem resultar em idas constantes ao banheiro e maior necessidade de fazer xixi, assim como um quadro de infecção urinária.

Apesar de mais raros, outros problemas mais graves de saúde podem fazer com que a pessoa aumente muito a frequência em que faz xixi, como hérnia de disco, esclerose múltipla e tumores que crescem no abdômen.

Urina pode indicar problemas de saúde