Quantas vezes deve-se lavar o cabelo?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Quantas vezes deve-se lavar o cabelo é uma pergunta que intriga a muitos. Em síntese, tudo depende do trabalho que as glândulas sebáceas realizam no seu organismo. Para entender melhor, é necessário saber que elas estão por todo o corpo, menos nas solas de mãos e pés. As glândulas costumam conectar-se aos folículos pilosos. E como o nome denuncia, são responsáveis pela produção de sebo, ou os óleos naturais, que hidratam a impermeabilizam a pele e o couro cabeludo.

Quando retirar a gordura produzida

Na primeira camada dérmica da pele há células que absorvem a gordura do organismo, se introduzem dentro da glândula sebácea, e se desintegram. Nesse ponto é que é produzido o sebo, que sobe para a primeira camada da pele usando o folículo piloso como veículo. Com isso, o corpo literalmente “arrota” gordura todo o tempo. Mas se não houvesse esse processo a pele secaria rapidamente. Por outro lado, quando esse sebo se acumula, principalmente no couro cabeludo, dá-se a aparência oleosa e suja.

Nesse contexto, entra a cultura ocidental. Temos o estranho hábito de esgotar esses óleos naturais com o uso de xampus e sabonetes, e em seguida, voltar a reabastecer o corpo com hidratantes e condicionadores. Esse ritual diário nasceu do fato de que parecer sujo é inaceitável. Todavia, esse cuidado higiênico também impede a acne comum, e que uma miscelânea de bactérias mude-se de “malas e bagagens” para nossas cabeças, ou pele, desencadeando uma série de condições de saúde, graves, ou não.

Mas voltando a pergunta principal que é quantas vezes se deve lavar o cabelo, há que dizer que mesmo os especialistas no tema ainda não chegaram a um senso comum. Se alguns dermatologistas defendem que a lavagem frequente (a cada 2 dias, por exemplo) impede problemas de saúde; outros asseguram que a retirada frequente dos óleos naturais é prejudicial, ainda mais pelo uso exagerado de xampus.

Durante uma avaliação feita nos Estados Unidos, 500 pessoas foram convidadas a permanecer 6 semanas sem lavar o cabelo com o uso de xampu. 86% dos participantes afirmaram que seu cabelo não sofreu qualquer alteração ao não utilizar xampu. Alguns simplesmente passavam água com suco de limão para manter a limpeza necessária.

Logo, a decisão é sumamente pessoal. Há que estar ciente, todavia, de que deve-se preservar o equilíbrio. A lavagem pode ocorrer a cada 2, ou 3 dias, sem prejudicar os óleos naturais, e também sem deixar que eles afetem sua aparência, ou sua saúde.