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Quantas horas você dorme? Dormir menos do que o recomendado aumenta barriga

Publicado 30 Ago 2018 – 11:33 AM EDT | Atualizado 30 Ago 2018 – 11:33 AM EDT
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A diminuição do tempo de sono tem se tornado uma condição muito comum na sociedade moderna, e muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para relacionar o prejuízo no padrão habitual do sono e a obesidade.

Diversos estudos indicam que os indivíduos que dormem menos têm uma maior possibilidade de se tornarem obesos, e que o encurtamento no tempo de sono gera o aumento do apetite e da fome. Isto pode estar associado à maior ingestão calórica e ao desencadeamento da obesidade.

Efeitos do sono na fome

Desequilíbrio hormonal

Uma pesquisa realizada pela King's College London indica que quando uma pessoa dorme menos de sete horas por dia o organismo desregula a produção de dois hormônios ligados à fome. Se por um lado o corpo experimenta um aumento na produção de grelina - que estimula o aumento do apetite - também diminui o estímulo de um hormônio chamado leptina, que normalmente está ligado a sensação de saciedade.

Escolha mal feita

Estudos também sugerem que a falta de sono influencia na escolha do alimento que é consumido. Durante um estado e privação de sono há uma ativação maior de áreas do cérebro associadas com recompensa. Isso pode fazer com que escolhamos alimentos com maior teor de açúcar e gordura, ao invés de outras opções mais saudáveis.

Dessa forma, um padrão adequado de sono torna-se fundamental para o controle da massa corporal, devendo ser incentivado pelos profissionais da saúde.

Distúrbios do sono

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