Estudos recentes mostram que 52% da população mundial sofre com pelo menos um episódio de dor de cabeça por ano. A condição, de fato, é bastante comum e nem sempre indica um problema sério de saúde.
No entanto, conhecer os vários tipos de dor de cabeça e outros sintomas relacionados é importante para saber quando um médico deve ser consultado.
Dor de cabeça: quando devo ir ao médico?
Na maioria das vezes, as dores de cabeça não representam uma grave ameaça, mas o incômodo às vezes pode sinalizar uma condição séria.
De acordo com informações do centro médico Cleveland Clinic, os sinais de que você deve marcar uma consulta com especialista são:
- Três ou mais episódios de dores de cabeça por semana
- Dores de cabeça que pioram e não vão embora
- Necessidade de tomar analgésico diariamente para aliviar as dores
- Necessidade de mais de 3 doses de remédio por semana contra dor de cabeça
- Dores de cabeça desencadeadas por esforço, tosse, flexão ou atividade extenuante
- Mudança recente em seus sintomas de dor de cabeça
Como tratar dores de cabeça
Na grande maioria dos casos, um episódio de dor de cabeça é rapidamente aliviado com a administração de um analgésico simples.
Mas é válido saber também que nem todo desconforto na região requer medicação. Dependendo do tipo, frequência e causa, a dor de cabeça pode ser tratada com aplicação de compressas quentes ou frias na região dolorida, massagens na cabeça, pescoço ou costas ou mesmo um descanso em um quarto escuro e silencioso.
Outro ponto importante é tentar descobrir os gatilhos da dor de cabeça e relatar ao médico. Quando o especialista sabe o que normalmente causa o incômodo, ele pode personalizar o tratamento mais indicado para cada paciente.