De acordo com dados do Ministério da saúde, a hipertensão é uma doença que afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, mas apenas 50% está ciente da condição, já que o problema só apresenta sintomas quando a pressão arterial está muito alta.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), uma pessoa está em estado de alerta para hipertensão quando apresenta pressão arterial 14 x 9. A medida se dá pela soma da pressão arterial sistólica e diastólica.
A primeira é a força do sangue sobre as artérias e a segunda refere-se à resistência das artérias contra o sangue.
Ou seja, a pressão é considerada alta quando a medida é igual ou superior a 14 (sistólica) por 9 (diastólica).
Sintomas físicos de pressão alta
Na maioria dos casos, os sintomas de pressão alta só aparecem quando a condição apresenta seu pico, o que faz com que um acompanhamento médico seja fundamental para proteger a saúde.
Você deve procurar ajuda emergencial se tiver sinais como:
- Dores de cabeça
- Dores na nuca
- Enjoo
- Sonolência excessiva
- Palpitações cardíacas
Além de realizar exames clínicos e medição da pressão arterial com frequência é preciso tomar cuidado com a alimentação, conhecendo comidas que ajudam a baixar a pressão e evitando as que podem aumentá-la.
Se não for corretamente tratada, com orientação médica, dieta equilibrada e uso de medicamentos, a hipertensão pode aumentar os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), infarto, doença renal crônica, além de hipertrofia do músculo do coração, que provoca arritmia cardíaca.
Cuidados com a pressão alta
- Tipo de dieta que é mais eficaz do que remédio para reduzir a pressão
- Quem tem pressão alta, diabetes ou labirintite deve ter cuidado ao dirigir
- Há um segredo capaz de diminuir muito suas chances de ter pressão alta