Embora os problemas de visão possam se manifestar de diversas maneiras ao decorrer da vida, independente da faixa etária, a dor de cabeça é um dos principais indicativos. Entretanto, identificar esse sintoma de falta de óculos pode não ser tão fácil. Entenda:
Como é a dor de cabeça pela falta de óculos?
Segundo o neurologista Alcides Oliveira Neto, da Clínica Megamed, a cefaleia – nome clínico da dor de cabeça – pode surgir em diversas regiões do crânio. No caso dos problemas oculares, a apresentação mais comum é em aperto, na parte frontal e em média intensidade.

“Ela também é mais comum no fim do dia e após períodos prolongados de leitura e melhora com o uso de analgésicos simples”, afirma.
Outros sintomas
Além da cefaleia, quem precisa de óculos admite uma postura de cerrar os olhos e contrair a musculatura cervical na tentativa de enxergar melhor, o que pode gerar dor de cabeça tensional.
Os problemas de visão na infância ainda se manifestam por dificuldade em ler o que o professor escreve na lousa, o que é refletido em má aprendizagem ou desinteresse.

Já na vida adulta, o principal sinal para falta de óculos é a dificuldade em visualizar placas, letreiros e até linhas de ônibus.
Como diferenciar de outras causas?
Os tipos de dor de cabeça podem ser fruto múltiplas condições além da falta de óculos, como enxaqueca, sinusite, aneurismas e tumores, o que dificulta o diagnóstico.
Portanto, o auxílio médico é imprescindível para determinar a origem e pode ser complementado por exames como tomografia e raio X.
Se a dor de cabeça indicar falta de óculos, um oftalmologista poderá indicá-los após exames que medem o grau da disfunção.
Óculos vencidos causam dor de cabeça?

Usar o grau incorreto de óculos também causa dor de cabeça e ainda pode desenvolver outros problemas graves, como lesões na retina e na musculatura do olho.
Outras causas de dor de cabeça
- Remédio para dor de cabeça piora enxaqueca e esconde 2 doenças
- Dor de cabeça pode ser sinal de AVC: aprenda a identificar
- Enxaqueca pode ter relação direta com ciclo menstrual: o que acontece