De acordo com o ginecologista Dr. Renato de Oliveira, a maioria das mulheres sofre com diferentes sensações antes de menstruar. A Tensão Pré Menstrual (TPM) nada mais é do que este conjunto de sintomas físicos e emocionais que começam no meio do ciclo menstrual da mulher e desaparecem instantaneamente quando o sangue aparece.
Tipos de TPM: diferenças
São mais de 200 sintomas que variam de mulher para mulher e que podem trazer um leve incômodo ou até atrapalhar a rotina e realização de atividades simples. Para 7 em cada 10 mulheres, felizmente, a crise é de nível leve. É o caso mais comum, que pode ser minimizado com atividades físicas.
Veja o que cada tipo de TPM provoca no corpo e como você pode contornar cada um dos grupos de sintomas:
Sintomas leves
TPM tipo H:
Provoca retenção de líquido e inchaço. Se o seu problema é o inchaço, invista no consumo de líquidos para estimular o fluxo urinário. O ideal é também diminuir a ingestão de sal e evitar alimentos industrializados ou muito condimentados.
TPM tipo A:
O principal sintoma deste tipo de TPM é a ansiedade. Nesse caso, a prática de exercícios libera endorfina, hormônio que provoca sensação de prazer e bem-estar, alivia tensão e também pode reduzir sintomas como dor no corpo e inchaço.
TPM tipo C:
Esse tipo provoca o aumento da compulsão por doces, alimentos calóricos e mais gordurosos. Tente buscar alimentos mais leves e que tenham substâncias antioxidantes, como legumes e frutas, porque eles ajudam a diminuir o estresse oxidativo e fazem com que o organismo funcione melhor.

Sintomas extremos
O nível extremo acomete uma em cada 10 mulheres. Dependendo da seriedade dos sintomas e crises, é necessário procurar um médico que pode até receitar medicamentos específicos.
TPM tipo D:
É o tipo que deixa a mulher depressiva. Os exercícios físicos também são capazes de diminuir a retenção de líquidos, aumentar a serotonina e deixar o corpo mais relaxado, diminuindo a ansiedade e a depressão. Em casos graves, até a prescrição de antidepressivos pode ser necessária.
TPM tipo O:
Reúne todos os outros sintomas pré-menstruais e manifestações atípicas, como cólicas e enjoos. “Como os sintomas surgem devido a variações hormonais, os anticoncepcionais podem ser usados em todos os casos, desde que sejam indicados por um médico”, comenta o ginecologista.
O uso regular de anticoncepcional pode reduzir a intensidade da TPM, pois também diminui a variação hormonal.
Como driblar a TPM
- 6 receitas de smoothie para combater TPM, melhorar a pele e mais
- Aprenda a driblar a vontade de comer alimentos calóricos na TPM
- Descubra 3 frutas que combatem os sintomas da TPM