Qual a importância de ir ao dentista regularmente?

por | jun 30, 2016 | Saúde

Ir ao dentista regularmente é uma recomendação que ouvimos desde crianças, mas qual a sua verdadeira importância? Durante a consulta, o dentista avalia a boca como um todo e atua na prevenção de problemas como gengivite, cáries e inflamações, além de conseguir tratá-los precocemente. As consultas regulares são fundamentais para garantir a manutenção da saúde dos dentes e da gengiva.

Leia também:

7 dicas para reduzir a sensibilidade nos dentes

Dossiê dos chás: conheça 5 ervas potentes para a saúde

Dor de dente? Saiba quais são as principais causas

De acordo com o cirurgião dentista Roberto Monteiro (CRO RJ 34.295), as visitas ao consultório devem ser feitas a cada seis meses. Problemas graves, como a doença periodontal, só podem ser identificados por um profissional, pois seus sintomas são silenciosos. Nesse intervalo, cabe ao paciente colocar em prática as lições que recebeu e manter uma higiene bucal adequada até a próxima visita.

Higiene bucal

A limpeza diária é fundamental para evitar a placa bacteriana. Crédito: Thinkstock

Em um primeiro momento, o dentista avalia a presença de cáries, o estado das gengivas, a mordida, a saliva e movimentação do maxilar. Em seguida, realiza uma limpeza completa com a aplicação de bicarbonato de sódio, que ajuda a remover pequenas manchas e garante um sorriso mais saudável. A aplicação de flúor ajuda a prevenir cáries e o processo de desmineralização dos dentes.

Quando a limpeza diária não é feita de forma correta, a placa bacteriana endure na superfície dos dentes e dá origem ao tártaro. Essa placa porosa só pode ser removida por um dentista e favorece o surgimento de manchas, cáries e gengivite. Com oito passos simples é possível escovar os dentes direitinho e prevenir esses problemas.

* Esta matéria possui conteúdo publicitário