Insolação nada mais é que a exposição prolongada a um ambiente quente e seco. O quadro mais comum é o que resulta da exposição direta e prolongada ao sol. Ela causa um distúrbio no mecanismo de controle da temperatura do corpo e pode provocar febre alta, pele seca e avermelhada, pulsação acelerada, falta de ar, enjoo, vômitos, tonturas e até desmaios.
Leia também:
Hipoglós para queimadura de sol funciona?
Truques de make para disfarçar pele descascada de sol
Como clarear a pele queimada pelo sol
Habitualmente, o organismo é resfriado por meio da transpiração. No entanto, em algumas situações de calor e exposição ao sol prolongado, apenas o suor não é suficiente. Nessas situações, a temperatura corporal pode aumentar rapidamente, podendo danificar o cérebro e outros órgãos vitais.
Sintomas da insolação
Os sintomas mais frequentes da insolação são a desidratação e a queimadura da pele. Quando uma pessoa fica muito tempo exposta ao sol, as células da epiderme são destruídas e o líquido que fica entre elas é eliminado, levando a uma grande perda de água pelo organismo.

Por isso, os outros sintomas são: temperatura corporal excessivamente alta (acima dos 39,5°C), pele vermelha, quente e seca; pulsação acelerada, dor de cabeça, tontura, desidratação vertigem, falta de ar, náusea, mal-estar, vômito, confusão e inconsciência.
No bebê, os sintomas de insolação infantil incluem o aumento da temperatura do corpo para perto dos 40ºC, pele muito vermelha, quente e seca, a presença de vômitos e sede, a boca ou língua secas, lábios rachados e choro sem lágrimas.