Protetor solar: quantidade ideal para cada parte do corpo

A radiação solar, a longo prazo, é extremamente prejudicial à pele. A saída para prevenir o câncer de pele e outros problemas causados pelos raios ultravioletas, portanto, é o uso correto de filtro solar. No entanto, embora o uso do produto já seja bem comum, você sabe qual é a quantidade de protetor solar ideal para cada parte do corpo?

Leia também:
Filtro solar para os cabelos: você sabe como usar?
Base com protetor solar ou protetor solar com cor de base?
Protetor solar labial evita rachaduras e envelhecimento

Protetor solar: como usar adequadamente

Segundo a dermatologista Luciana Maluf, do Hospital Sírio Libanês, o produto age transformando a energia solar em energia térmica e, com isso, diminui a penetração dos raios ultravioletas na pele. Como resposta a esta ação, o organismo aumenta sua temperatura e libera líquidos em forma de suor.

Melhor tipo de protetor solar

Mas, aplicar qualquer protetor não é suficiente. O tipo adequado varia de acordo com o tipo de pele e idade. “A indicação adequada do filtro solar depende do tipo de pele que vamos proteger. Precisamos adequar a idade do paciente, a tonalidade da pele, verificar se essa pele é mais oleosa ou ressecada, qual é a região do corpo exposta ao sol e por quanto tempo”, explica a especialista.

Protetor solar para o rosto

A maioria das partes do corpo não necessita de aplicação do produto todos os dias, já que podem ser protegidas pela roupa. O rosto, no entanto, requer cuidados especiais e três reaplicações durante o dia. “De manhã é preciso aplicar no rosto e nas regiões que não ficarão protegidas pelas roupas”, indica Luciana.

Nestes casos, os tipos ideias também variam de acordo com o usuário. Existe um protetor para cada tipo de pessoa. Peles oleosas pedem fórmulas em loções, géis ou emulsões, já os rostos mais maduros ou ressecados se adaptam bem com os tipos em creme. “Atualmente já existem filtros preparados com antioxidantes, unificadores da coloração da pele e até hidratantes. Dependendo da avaliação dermatológica da pele, direcionamos os tipos adequados para aquelas determinadas características”, finaliza a dermatologista.

Quantidade correta para cada parte do corpo

  • Canela, panturrilha e pé – 1 colher de sopa
  • Coxa – 1 colher de sopa
  • Abdômen – 1 colher de sopa
  • Tórax e pescoço – 1 colher de sopa
  • Braço (parte superior) – 1 colher de sopa
  • Antebraço e mão – 1 colher de sopa
  • Costas – 2 colheres de sopa
  • Rosto – 1 colher de sobremesa