Propriedades do Dente-de-leão

As propriedades do dente-de-leão estão relacionadas ao correto funcionamento do aparato digestivo, atuando sobre os órgão involucrados nele e especialmente na sua dinâmica em geral. Vejamos especificamente algumas propriedades desta planta medicinal e como elas podem lhe beneficiar.

Uma das propriedades mais importantes é a diurética, pois trata-se de uma planta que estimula notavelmente a função dos rins. Seu uso para eliminar líquidos retidos ou para eliminar toxinas do sangue está recomendado y tem uma eficácia muito alta.

O Dente-de-leão também pode ser usado como um aperitivo para melhorar o funcionamento do sistema digestivo antes de cada comida. Picando algumas folhas de  Dente-de-leão em saladas antes de cada comida você poderá abrir o seu apetite e garantir uma boa digestão. Também pode ser usada como laxante, com a vantagem de ser um laxante suave e natural.

Finalmente, a aplicação desta planta para problemas da pele também é recomendada. Suas folhas permitem cicatrizar feridas, hematomas e chagas. Internamente, as folhas do Dente-de-leão permitem tratar as varizes e hemorroides, pois os seus componentes atuam melhorando a circulação sanguínea.

Os benefícios do Dente-de-leão podem ser aproveitados de diversas formas; consumi-lo em forma de bebida é possível, secando as raízes ao sol ou no forno (sem queimá-las) e depois torrando-as numa frigideira para depois moê-las e assim poder preparar as bebidas com ela. Como alimento, o consumo do Dente-de-leão realiza-se em forma de saladas fervidas ou aperitivos, especialmente com as folhas; também pode aproveitar-se a raiz da planta.