Originária da América Central, a batata doce é um alimento valioso no cardápio de quem precisa cuidar melhor da saúde. Carregada de propriedades que agem em diversas áreas do organismo, esse saboroso alimento é uma excelente fonte de vitaminas e sais minerais e ainda ajuda a queimar as gordurinhas a mais.
Leia também:
O que comer antes e depois dos exercícios
Frango com batata doce: porque a dupla faz tanto sucesso?
Batata yacon contra intestino preso
Batata doce emagrece?
Segundo estudo divulgado pelo instituto norte-americano College of Agriculture and Life Sciences, uma das principais vantagens do tubérculo é o seu baixo índice glicêmico (IC). Graças a esse componente, a batata é digerida mais lentamente e, assim, dá sensação de saciedade por mais tempo – fator importante no combate à obesidade e à compulsão alimentar.
Além disso, o alimento libera glicose gradualmente no organismo, evitando que ela seja armazenada como gordura.
Mais energia para se exercitar
Considerada o alimento dos atletas, o consumo de batata-doce algumas horas antes do exercício físico ajuda a corpo a absorver açúcar na medida certa. Assim, o organismo não libera quantidades exageradas de insulina e o resultado é a maior disposição para se exercitar.
Batata doce contra a diabetes
Para quem já tem predisposição a desenvolver diabetes, esse tubérculo também é aliado. Ajudando o organismo a produzir quantidades mais moderadas de insulina, o pâncreas, órgão responsável por essa produção, não fica sobrecarregado, o que evita a resistência a esse hormônio – uma das causas da doença.
Mais benefícios para a saúde
Com poderosa ação antioxidante, a batata-doce ajuda também na renovação célula, além de ter efeito anti-inflamatório. A presença da vitamina B6 no alimento é benéfica para a produção de anticorpos e fortalecimento do sistema imunológico.