Apesar de ser mais conhecida por ajudar a minimizar os riscos de osteoporose e regular os níveis de cálcio e fósforo no sangue, a vitamina D promove diversos benefícios ao organismo e sua falta, segundo a nutricionista Fernanda Granja, tem se tornado um problema que beira à epidemia.
Falta vitamina D provoca problemas de saúde
Em seu perfil no Instagram, a especialista aponta que a deficiência de vitamina D pode causar aumento de peso, doenças neurológicas em fetos, maior incidência de doenças autoimunes, cardiovasculares, depressão e até fibromialgia.

Uma das principais razões pelas quais a falta de vitamina D tem se tornado algo tão comum é nossa maior permanência em ambientes fechados, longe do sol. Aproximadamente 80% da vitamina D humana é obtida através da exposição da pele à luz solar.
Permanecer cerca de 70 minutos por semana sob o sol já pode fornecer a quantidade necessária de vitamina D. Os 20% restantes poderiam ser repostos com alimentação, através de comidas como salmão, ovos, fígado, entre outros.

Especialistas afirmam que um adulto jovem deve receber uma média de 2000 UI (Unidade Internacional, o que equivale a 0,025 mg) de vitamina D por dia.
A maneira mais exata de saber se você sofre de deficiência de vitamina D é através de um exame de sangue chamado 25(OH)D, que mede os níveis do nutriente no organismo e pode ser pedido por um médico.
https://www.instagram.com/p/BkNq9rxB7jY/
Vitaminas importantes para a saúde
- Falta de vitaminas: sintomas vão de manchas na pele a problemas de visão
- UMA vitamina é capaz de combater rugas, acne e estrias ao mesmo tempo
- Falta de uma única vitamina pode te deixar 77% mais fraco








