Problema que afastou Mariana Ferrão da Dança dos Famosos é comum em idosos

por | out 8, 2018 | Saúde

A jornalista Mariana Ferrão, apresentadora do programa Bem Estar (TV Globo) divulgou, em seu Instagram, que se afastou do quadro “Dança dos Famosos”, do Domingão do Faustão, por uma lesão no quadril.

Mariana Ferrão sofreu lesão no quadril

Em um vídeo, ela contou um pouco do que houve. “Faz parte se machucar. Quero agradecer todas as mensagens que recebi desejando força. Estou com uma lesão no quadril e espero estar boa, estarei boa, até a repescagem. Estarei de volta”, contou Mariana.

Ela aproveitou para dizer que o afastamento foi um momento doloroso. “Eu precisava me resguardar. Foi uma semana difícil, complexa, triste em muitos momentos. A única coisa que eu tenho a dizer é obrigada à vida. Obrigada por questionar as minhas certezas e deixá-las mais fortes ainda”, explicou.

https://www.instagram.com/p/Boq9T24lTMd/

Lesão no quadril: o que é?

Conforme explica o fisioterapeuta Alceu Miranda, do Studio Thiago Arias, a lesão no quadril é o trauma de uma das estruturas da pelve, que podem ser ligamentos ou músculos adjacentes.

É um tipo de problema comum em idosos, que muitas vezes sofrem até com fraturas na região, mas pode acometer outras faixas etárias, dependendo dos grupos de risco.

Tipos de lesão e causas

Shutterstock

Existem alguns tipos de lesões no quadril. São elas: bursite, artrose, tendinite do glúteo médio, compressão do nervo isquiático na passagem pelo quadril e fratura no quadril.

As lesões acontecem quando existem movimentos repetitivos ou quando exercícios são feitos em superfícies ou com sapatos inadequados. Além disso, questões congênitas como perna mais longa que a outra, alterações na rotação do quadril ou quadril largo podem favorecer.

Sintomas

Segundo explica o fisioterapeuta Ivan Cheida, o sintoma principal é a dor na região, mas existem outras formas de perceber também:

  • Incapacidade de se movimentar;
  • Limitação do movimento;
  • Qualquer dor que persista por algum tempo.
Shutterstock

Perigos

Caso o paciente não procure um médico e deixe a dor persistir, os riscos são variados e podem aumentar.

“A pessoa pode ter uma irritação até uma artrose. Essa artrose, por exemplo, pode levar o quadril para um nível de destruição que a pessoa só conseguirá reverter usando prótese”, explicou Cheida.

Dança é uma atividade de risco?

“É uma excelente atividade física para qualquer faixa etária, trabalhando vários sistemas do nosso corpo. Mas, dependendo do tipo de dança, pode, sim, acarretar algum tipo de lesão no quadril”, explicou.

Cheida ressaltou que qualquer tipo de atividade pode causar isso. “Toda atividade que tiver repetição pode lesar o quadril. A dança, por exemplo, é um ensaio repetitivo para mecanizar e aprender da coreografia, então pode ser prejudicial se não houver cuidado de um especialista.”

Assim, em qualquer atividade, é preciso tomar cuidado com as repetições, aumento de peso, agachamentos e quantidade de treinos para que o músculo ou qualquer parte do corpo não se lesione.

Shutterstock

Grupos de risco

  1. Obesos, pela sobrecarga corporal;
  2. Atletas, pela alta carga de estresse na região;
  3. Idosos, na maioria das vezes, pela inatividade;
  4. Atletas de fim de semana, pelos impactos na região que não estão acostumados ou preparados para ter;
  5. Pessoas que começam a praticar atividade sem orientação de um profissional especialista;
  6. Pessoas que têm membros em comprimentos diferentes, por exemplo, cada perna de um tamanho.

Tratamento

Ambos os especialistas, Alceu e Ivan, ressaltam que o tratamento depende da lesão e sua gravidade, podendo ser desde o conservador, que é a sessão de fisioterapia, ao procedimento cirúrgico.

Todavia, Ivan indica o uso de bolsa de gelo e, também, acupuntura. “Existem outras formas, como campos magnéticos pulsados, hidroterapia, uso de alongamento”, ressaltou, lembrando que todos devem ser recomendados por um especialista.

Exercícios que podem aliviar dores