Problema de saúde que levou Jojo a buscar emagrecimento pode ser grave e silencioso

por | mar 20, 2019 | Saúde

Após mostrar que tem se exercitado, a cantora Jojo Todynho começou a ser criticada por seus seguidores. Isso porque, como a funkeira sempre se mostrou muito orgulhosa de seu corpo, muita gente se mostrou confusa com a ideia de que ela estaria emagrecendo por estética, mas a artista logo tratou de esclarecer que o motivo da perda de peso não tem nada a ver com sua aparência.

Usando a ferramenta Stories do Instagram, ela esclareceu os boatos, afirmando que o emagrecimento é consequência de uma reeducação alimentar – e que esse processo foi necessário pelo fato de que, após alguns exames, ela descobriu que está com esteatose hepática, doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado.

https://www.instagram.com/p/BvMULAOhVr2/

Esteatose hepática: o que é?

Assim como o youtuber Whindersson Nunes e a cantora Marilia Mendonça – que também perderam peso após o diagnóstico de esteatose hepática –, Jojo está apostando em uma reeducação alimentar para reduzir a quantidade de gordura no fígado. Isso porque, de acordo com a nutróloga Denise Rosso, o problema está intimamente ligado aos hábitos alimentares do paciente.

Conforme explica a especialista, a doença é fruto de uma combinação de fatores como alimentação inadequada (rica em produtos refinados e industrializados), sedentarismo, estresse, perda ou ganho rápido de peso, diabetes e mais condições crônicas – e pode gerar um bocado de complicações caso não seja corretamente tratada.

Shutterstock

Isso porque, com o passar do tempo, as células de gordura começam a ser estocadas na região abdominal, fabricando substâncias que causam um desequilíbrio metabólico e podendo comprometer até a ação dos hormônios. Se não tratado, o problema também aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e no fígado (inclusive o câncer).

Diagnóstico e tratamento

Apesar de gerar um desequilíbrio geral no organismo, a esteatose hepática é uma doença bastante silenciosa. Normalmente, ela não dá sinais claros e pode ser identificada apenas a partir de exames clínicos, mas casos mais avançados podem fazer o paciente apresentar aumento da barriga, dor na parte superior direita do abdômen, cansaço, icterícia, fezes claras, alterações no sono, confusão mental, tremores e inchaços pelo corpo.

ShutterStock

Para prevenir ou reverter o problema, a chave está na alimentação. Como não há remédios específicos para atacar a gordura no fígado, o tratamento da doença é feito a partir da reeducação alimentar, em que o paciente passa a ingerir mais fibras e verduras e menos gordura animal e carboidratos. Segundo estudos, a ingestão de certas folhas – como alface, rúcula, espinafre, couve e agrião – também ajuda a combater a doença.

Jojo Todynho: preconceito, aniversário e mais