Probióticos: o que são e por que consumir

por | jun 30, 2016 | Saúde

As bactérias naturais do organismo, responsáveis por colonizar o intestino e equilibrar a flora intestinal, são os chamados probióticos. “As bactérias probióticas são as benéficas para o organismo. Elas estão relacionadas com a imunidade, controle de glicemia e do colesterol e com o equilíbrio da flora intestinal”, afirma a nutricionista Flavia Cyfer. Segundo a especialista, é indicado estimular crescimento e a proliferação dessas bactérias boas.

Leia também

Anemia: sintomas e tratamento 

Banana alivia a TPM e ajuda o intestino a funcionar 

Presunto Parma é rico em zinco e livre de colesterol 

Segundo a nutricionista, a alcachofra é uma boa fonte de probióticos / Crédito: Thinkstock

Os antibióticos, o baixo consumo de fibras, o excesso de gordura e açúcar e o estresse prejudicam a flora intestinal e é nessa hora que os probióticos são importantes. “Alimentos ricos em gordura e açúcar são propícios para a multiplicação das bactérias ruins no organismo”, ressalta a nutricionista. Outros benefícios do probiótico, são a melhora no problema de intestino preso e a produção de ácidos graxos de cadeia curta que auxiliam na prevenção do câncer.

Como consumir probiótico

O probiótico não é um remédio, mas um tipo de bactéria que já faz parte do organismo e que deve ser ingerida, de preferência, de maneira natural. Alimentos como alcachofra, cebola, alho, chicória e a poupa da banana verde garantem a ingestão de probióticos. Outra forma de ingerir essas bactérias é por meio de iogurtes artesanais. “Outra opção são as cápsulas de probióticos, que podem ser usadas, por exemplo, em viagens”, afirma a nutricionista.

Receita com poupa da banana verde

Acrescentar a polpa da banana verde no suco ou shake garante a ingestão de probióticos / Crédito: Thinkstock

A nutricionista ensina uma receita simples para incluir a poupa da banana verde na alimentação: “com casca, coloque a banana verde em uma panela de pressão e cubra as frutas com água. Leve para ferver e, em seguida, deixe descansar por 25 minutos. Amasse e acrescente uma colher de sopa no suco ou no shake duas vezes por dia”, ensina.

E os leites fermentados industrializados, funcionam?

De acordo com a nutricionista, esse tipo de alimento industrializado enriquecido com probiótico não é capaz de aumentar de maneira considerável a quantidade dessas bactérias. “Esses leites fermentados passam por uma série de “barreiras”, como o suco gástrico que é muito ácido, até chegarem ao intestino. Por isso, a quantidade ingerida por meio desses produtos não é significativa”, afirma Flavia.