Quando pensamos em tubérculos, os mais lembrados e populares são as cenouras e as batatas. Entretanto, essa família de alimentos contempla outros vegetais muito importantes, que trazem uma série de benefícios para a saúde e são itens indispensáveis na dieta. Conheça as propriedades dos principais tubérculos.
Beterraba
O principal benefício da beterraba é sua alta concentração de ferro, muito indicada para pessoas que sofrem com a anemia. Graças a preseça de seu ácido fólico, o vegetal ajuda também no combate a doenças cardiovasculares. Fonte natural de açúcar, a beterraba é indicada para quem tem baixos níveis glicêmicos – vale lembrar que deve ser consumida com acompanhamento e moderação por diabéticos.
Nabo
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, com grande ação antioxidante, o nabo também é rico em minerais indispensáveis ao bom funcionamento do corpo, como potássio e cálcio, que contribuem para o fortalecimento dos músculos e ossos. O alimento, que pode ser consumido em sopas, cozido ou refogado, também é fornecedor de betacaroteno, que precede a vitamina A.
Mandioquinha
Com alta concentração de vitamina A, fósforo e niacina, o vegetal é indicado para quem sofre de problemas gástricos, por ser de fácil digestão, além de ter vitaminas importante para a nutrição de crianças e idosos.
Rabanete
Rico em vitamina C e fibras, o rabanete é um poderoso antioxidante e age no fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, é um alimento importante para ajudar o corpo absorver o ferro dos alimentos e conta também com propriedades antialérgicas.
Leia também:
Benefícios do óleo de cenoura
C omo manter uma dieta vegana saudável
T Ipos de feijão