Qual é o primeiro sinal de sarampo? Entenda os sintomas iniciais da doença

Casos da doença vem aumentando e acendendo um alerta

Altamente contagioso, o sarampo voltou a preocupar após um aumento muito significativo em relação ao ano passado. Isso, claro, se deve a uma disseminação de informações contra a campanha de vacinação.

Entender melhor sobre a doença, então, pode te ajudar a buscar ajuda com antecedência. Veja abaixo qual o primeiro sinal de sarampo e evite complicações.

Qual o primeiro sinal de sarampo?

Qual o primeiro sinal de sarampo?
(Crédito: freepik/freepik)

A febre alta é, sem dúvidas, o primeiro sinal do sarampo. Ela costuma aparecer de forma repentina e pode durar vários dias.

Além disso, a febre costuma vir acompanhada de sinais que lembram muito uma gripe, como coriza, tosse seca e persistente, olhos irritados, mal-estar intenso e perda de apetite. Muitas pessoas, contudo, só percebem a diferença assim que as conhecidas manchas vermelhas que se espalham pelo corpo. No entanto, em alguns casos você pode notar antes pequenas manchas brancas na mucosa da boca, chamadas de manchas de Koplik, que são bem específicas da doença e ajudam no diagnóstico médico.

Identificar rapidamente a doença faz toda a diferença para o tratamento, mas também para evitar a transmissão. Isso porque ela é facilmente passada para outras pessoas através de tosse, espirro e até fala.

A imunização, contudo, é uma das maneiras mais efetivas de evitar um surto da doença.

Saúde