Posso ter relação se estou com candidíase? Veja essa e mais 7 questões sobre o tema

por | dez 9, 2016 | Saúde

Problema bastante comum entre as mulheres, a candidíase é provocada pela proliferação de um fungo chamado Candida Albicans e, apesar de facilmente tratada, gera grandes incômodos para a mulher e desperta dúvidas sobre seus sintomas e causas. Confira algumas das principais questões sobre candidíase respondidas:

Quais são os sintomas da candidíase?

Normalmente a candidíase é caracterizada por ardência na região íntima ao fazer xixi, além de corrimento esbranquiçado e coagulado na vagina, diferente das secreções naturais.

Shutterstock

Posso fazer sexo com candidíase?

Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser passada ao parceiro através de uma relação desprotegida. Mas, além disso, transar com candidíase não é recomendado porque a mulher pode experimentar aumento de irritação, vermelhidão e coceira na vagina, e até mesmo dores durante a penetração.

Como tratar a candidíase?

O combate à candidíase é realizado através de pomadas fungicidas indicadas por um médico e, caso a proliferação se apresente de maneira aguda, talvez seja necessário tomar comprimidos para combater a condição.

Quais são as causas da candidíase?

Entre as principais causas do problema estão doenças que atacam o sistema imunológico, uso de medicamentos como antibiótico, corticoides e quimioterápicos, relações sexuais desprotegidas, uso de pílula com alto nível de estrogênio, má higiene íntima e umidade excessiva na região.

Roupas apertadas causam candidíase?

Usar calças e shorts apertados demais podem sim contribuir para o aparecimento da candidíase, já que o fungo causador da doença se prolifera em altas temperaturas. Esse é um dos motivos pelos quais médicos sempre indicam que mulheres usem calcinhas de algodão, que permitem que a região fique arejada.

iStock

Estado emocional interfere na candidíase?

Além das causas biológicas comuns, um quadro elevado de estresse também pode promover ou piorar a candidíase, pois o problema interfere no sistema imunológico, desequilibrando assim a flora vaginal.

Qual a relação entre candidíase e alimentação?

Você pode não saber, mas o que coloca no prato também influencia no processo de proliferação fungicida, prejudicar a proteção natural da vagina e, consequentemente, piorar a candidíase. Conheça aqui uma lista de alimentos que afetam a saúde íntima.

ShutterStock

Existe tratamento caseiro contra candidíase?

Você pode ter ouvido conselhos de amigas e parentes sobre maneiras “práticas” de curar a candidíase, mas saiba que especialistas indicam evitar receitas caseiras e usar apenas medicamentos recomendados pelo ginecologista para tratar o problema. Cremes, pomadas ou até banhos de assento inadequados podem agravar a condição.

Cuidados com a saúde íntima