Sentar no vaso sanitário para evacuar é a posição mais comum na hora de usar o banheiro. Contudo, por mais “tradicional” que seja, esse jeitinho facilita o surgimento de hemorroidas. Ocorre que, nessa posição, a musculatura do assoalho pélvico fica contraída e o reto assume uma posição angulada que pode dificultar a defecção.
Causa da hemorroida
O surgimento da hemorroida está associada a passagem das fezes pelo reto e, por isso, a posição pode favorecer ou dificultar seu surgimento. De acordo com o cirurgião Dr. Silvio Gabor, a hemorroida consiste em veias que inflamam ou dilatam devido a fissuras abertas no canal anal com a passagem das fezes. Essas fissuras podem ser causadas, entre outros motivos, devido a muito esforço na evacuação.
Posição para fazer cocô
A posição de evacuação está relacionada ao relaxamento do assoalho pélvico e, portanto, a diminuição de atrito no canal anal. Na posição mais comum, o relaxamento é menos significativo, o atrito é maior, o que aumenta as chances de surgimento de hemorroida. Por outro lado, uma posição que há maior relaxamento é o agachamento, pois promove uma maior retificação do reto.
Lembrando que se a evacuação ocorre normalmente e sem dificuldades, não há qualquer problema em manter a posição. Mas em casos de constipação, recomenda-se adotar a posição agachada ou utilizar um apoio para elevar as pernas ao sentar-se no vaso sanitário tradicional, uma versão semelhante a do agachamento.
Hora de ir ao banheiro
- Fazer cocô de cócoras é melhor para a saúde
- Há um tempo ideal que você deve demorar para fazer cocô
- O que a cor e o aspecto do cocô dizem sobre sua saúde