Por quê você fala enquanto dorme?

Se houver testemunhas, essa pode ser uma situação complicada, ou divertida, mas por quê você fala enquanto dorme? Chamada de sonilóquio no termo médico, é considerada uma parassonia, uma desordem do sono. Inconsciente, ou enquanto dorme, a pessoa pode manter diálogos altamente complicados, monólogos, ou fazer simples resmungos.

Um aspecto interessante é que pode durar um mês, um ano, ou muito mais. Tudo depende das alterações psicológicas e fisiológicas. Por sua vez, essas alterações dependem de fatores como estresse, depressão, febre, privação do sono, excesso de álcool, efeitos colaterais de medicação, e acredite: também pode ser hereditário.

Contando tudo sem saber

Pelas comprovações científicas, o locutor jamais tem conhecimento daquilo que fala, e dormir falando está mais associado com crianças, que com adultos. Os homens são mais propensos a falar dormindo, que as mulheres. No decorrer de um “ataque” de parassonia existe grande probabilidade de que haja alteração no modo da linguagem e da fala, e pode tratar-se de uma conversa sem sentido, mas também pode envolver experiências do passado, ou relacionamentos.

Esta é uma condição associada com apneia, sonambulismo, Distúrbio Comportamental do Sono REM, crises noturnas, transtornos psiquiátricos, e, ainda, com terrores do sono.

Como parar ou evitar

Solução exata não há. O que se pode fazer é seguir alguns procedimentos no sentido de amenizar. Há que reduzir o estresse o quanto possível, evitar alimentos muitos pesados antes de ir para a cama, seguir um horário balanceado de sono, e moderar na ingestão de bebidas excitantes, como o café, refrigerantes, ou alcoólicas.

Seja adulto ou criança, a repetição constante requer maior cuidado, e deve-se, seriamente, considerar a visita a um profissional da medicina. A terapia mais indicada para este tratamento é a Terapia Cognitiva Comportamental. Meditar também auxilia. Dormir com a mente livre e limpa pode evitar que você revele fatos sobre a sua vida. Já imaginou se quem estiver ouvindo não gostar muito das declarações inconscientes? Acordar já tendo problemas não é nada agradável…