Por que temos formigamento nos pés? Circulação, parestesia crônica e mais causas

Popularmente conhecido como formigamento dos pés, a sensação temporária experimentada por todos em algum momento da vida tem o nome de parestesia. Normalmente, é algo passageiro que, além dos pés, pode aferar mãos, dedos, braços e pernas.

Na maioria das vezes, a dormência e formigamento que você sente geralmente dura pouco tempo. Nestes casos, nenhum tratamento é necessário. No entanto, apesar de parecer trivial, pode ser um sério sinal de alerta para a saúde do corpo.

Causas do formigamento

A maioria das pessoas experimenta uma parestesia temporária. Se alguém dorme de lado com todo o peso em um braço ou perna, pode sentir sintomas prováveis de parestesia, como a sensação de formigamento nas extremidades ou dormência da mão ou do braço.

No caso de dor, sensação de calor e dormência nos membros, há possibilidade de parestesia crônica. Isso está relacionado a lesões nervosas traumáticas ou a uma doença neurológica que afeta o sistema nervoso central. Doenças como esclerose, ataque isquêmico transitório, encefalite e mielite transversa são as causas dor formigamentos com dor.

Lesões ou tumores que pressionam a medula espinhal ou o cérebro também podem ser a causa desses sintomas. Além disso, a síndrome do túnel do carpo pode causar danos aos nervos periféricos, que causam dor e sintomas de parestesia.

A compressão do nervo é a causa possível, mas pode haver outras. As causas neurológicas incluem tumor cerebral, alcoolismo, neuropatia diabética, acidente vascular, lesão medular, anemia perniciosa ou malformação arteriovenosa.

Sintomas associados ao formigamento dos pés

O formigamento dos pés e das pernas, ou a sensação de que a área adormeceu, geralmente é a descrição dos sintomas. Sensação de calor também pode estar associado a esses sinais

.

Além dos sintomas comuns, existem outros que envolvem espasmos musculares, erupções cutâneas, dor, sensibilidade ao toque, ansiedade, micção frequente e uma sensação de formigamento aumentada ao caminhar ou realizar determinadas tarefas.

Na maioria dos casos, o formigamento não deve ser fonte de preocupação. No entanto, se o problema se tornar frequente ou doloroso, pode ser uma boa ideia consultar o médico.

Saúde dos pés

Original Author: Fausto Ramirez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/fausto-ramirez
Original ID value: 133351
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/imj/salud/6377/por-que-tenemos-hormigueo-en-los-pies