https://www.instagram.com/p/BHF4NdhhOmc/?taken-by=selenagomez
A cantora e atriz Selena Gomez fez um transplante de rim em decorrência de complicações de lúpus, doença autoimune incurável com a qual foi diagnosticada em 2013. A doação partiu de sua amiga e foi anunciada nas redes sociais.
Transplante de rim de Selena Gomez
Em seu Instagram, a artista, que tem apenas 25 anos, contou detalhes sobre o procedimento e justificou sua ausência nos últimos meses: “Eu descobri que precisava fazer um transplante de rim devido ao meu lúpus e estava me recuperando. Era o que eu precisava fazer para minha saúde geral”.
Selena já realizou outras pausas na carreira por conta da doença: em 2015, disse que fez quimioterapia para tratar o lúpus e também revelou ter tido ansiedade, depressão e ataques de pânico.
Desta vez, a fim de recuperar as funções renais prejudicadas pela condição – desdobramento comum do lúpus -, Selena recebeu o rim de sua “amiga-irmã” Francia Raisa que, apesar do vínculo afetivo, não tem nenhum grau de parentesco com Gomez.
A doadora tem 29 anos e também é atriz. “Não há palavras para descrever como posso agradecer à minha linda amiga Francia Raisa. Ela me deu o melhor presente e se sacrificou doando seu rim para mim”, escreveu a cantora.
O que é lúpus?
Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória, autoimune e crônica em que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos.
O problema é silencioso pois seus sintomas não mantêm um padrão: eles podem ser repentinos, se desenvolver lentamente, em crises ou constantemente.
As manifestações mais comuns são fadiga, febre, perda de peso, ansiedade, queda de cabelo, lesões de pele, entre outras.
Por que afeta o rim?
O que realmente preocupa quanto ao lúpus são as inflamações que podem surgir em diversos órgãos. “O problema pode prejudicar várias partes do corpo, mas a mais vulnerável é o rim, assim como ocorreu com Selena. Ele encara as células como invasoras e as ataca”, explica o Dr. cirurgião cardiovascular e especialista em transplante José Lima.
Selena Gomez recebeu rim de amiga: quem pode doar?
O rim pode ser de um doador vivo ou morto. No primeiro caso – que foi o do transplante de Selena Gomez -, vem de algum parente ou de qualquer outra pessoa que preencha os critérios de compatibilidade.
Existem metodologias específicas para medir o grau de compatibilidade de cada órgão do corpo, como testes de tipagem sanguínea e imunológica. Além disso, para poder doar um órgão, é necessário não ter nenhum problema de saúde prévio, como diabetes e doenças autoimunes, e assinar um termo de autorização.
Como é a vida depois do transplante?
Para quem recebeu
De acordo com o cirurgião José Lima, quem recebeu o rim tem qualidade de vida praticamente igual à de quem é saudável.
Contudo, alguns cuidados são necessários: são realizadas sessões de diálise nas primeiras semanas, a fim de estimular o funcionamento renal, e devem ser tomados medicamentos imunossupressores para o resto da vida, já que eles evitam a rejeição do órgão.
Como o tratamento de lúpus já é feito com imunossupressores, Selena provavelmente manterá a mesma medicação.
Para quem doou
O doador tem uma vida normal após o procedimento, já que a falta de um rim não compromete o funcionamento do outro.
Além disso, os únicos riscos são os inerentes à cirurgia, como trombose e alergia aos medicamentos.
Transplantes de órgãos
- Transplante de ovário: como é feito e quem pode fazer?
- Transplante de útero ajudar a engravidar: entenda o avanço
- 6 coisas que você não sabia sobre o transplante de órgãos