Pesquisas baseadas em gravações feitas a partir de cérebros humanos submetidos à neurocirurgia mostram que a respiração pode transformar o cérebro.
Duas descobertas surpreenderam os especialistas. Por um lado, através da regulação voluntária da respiração é possível ativar áreas do cérebro que geralmente não estão sob controle consciente. Por outro lado, a capacidade de controlar a inalação e a exalação de ar tem um efeito profundo no comportamento.
Respiração profunda e seu efeito cerebral
Curiosidades-sobre-el-cerebro-humano-2.jpg
Curiosidades-sobre-el-cerebro-humano-2.jpg
O novo estudo mostra que a consciência e o controle da respiração sincronizam a atividade de certas áreas do cérebro, o que pode levar a um maior controle emocional, relaxamento e concentração.
Qual foi a investigação?
O estudo, conduzido pelos médicos José Herrero e Ashesh Mehta, do Hospital Universitário NorthShore, em Long Island, focou primeiro na observação da atividade cerebral enquanto os participantes faziam uma tarefa simples.
Isso permitiu que os especialistas observassem o que acontecia quando as pessoas respiravam naturalmente sem se concentrar na respiração. Depois, os pacientes passaram a prestar atenção na respiração.
Os cientistas notaram que, alterando a respiração, a atividade cerebral também mudou. Nesse sentido, a mudança na respiração conseguiu ativar diferentes partes do cérebro.
O controle voluntário da atividade neuronal
Além de ser capaz de estudar a capacidade dos seres humanos de controlar e regular a atividade neuronal voluntariamente através da respiração, a pesquisa foi diferenciada usando um método incomum. O método observou as atividades cerebrais enquanto as pessoas estavam despertas, sem recorrer às técnicas de imagem que são normalmente usadas neste tipo de experimentos.
Em vez disso, eletrodos implantados no cérebro do paciente foram usados como parte de um tratamento clínico para a epilepsia. Os resultados mostram que o conselho para “respirar fundo” possuem um respaldo científico. A respiração profunda permite conectividade entre partes do cérebro e acesso a lugares que normalmente são inacessíveis.
Na próxima vez que você se sentir estressado, sobrecarregado com pensamentos negativos ou simplesmente desconcentrado, use a respiração profunda para oxigenar o cérebro, eliminar preocupações e concentrar-se no presente.
Não é a primeira vez que um estudo sugere que a respiração profunda tem um grande impacto no cérebro, ela é usada até para tratar alguns tipos de transtornos de ansiedade através de alguns exercícios. Mudar os padrões de respiração permite mudar o estado emocional, o modo de pensar e o modo de interagir com o mundo
Importância da respiração
- Ritmo de sua respiração afeta a forma como seu cérebro funciona
- Exercício de respiração do Google acalma a mente em 1 minuto
- Por que respirar devagar é tão tranquilizante? Entenda
Original Author: Valentina Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/valentina
Original ID value: 192956
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/192956/por-que-respirar-hondo-te-cambia-la-vida-segun-la-neurociencia