Não é raro conhecer relatos de mulheres que descobrem tardiamente a gravidez porque, além de não perceberem os sinais mais visíveis de uma gestação, continuam “menstruando” normalmente. O sangramento, no entanto, não é uma menstruação de fato.
É possível menstruar estando grávida?
Não é possível que uma mulher grávida menstrue, afirma a ginecologista e obstetra Flávia Fairbanks, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.
Quando o embrião é implantado no útero ocorre a liberação de um hormônio que estimula o corpo lúteo, que mantém o nível de progesterona alto e impede a descamação do endométrio, mucosa que reveste o útero, inviabilizando assim a menstruação.
No entanto, algumas mulheres podem apresentar sangramentos semelhantes aos do ciclo menstrual, principalmente no primeiro trimestre de gestação, explica a médica. O fenômeno acontece por causa da descamação do endométrio quando o útero ainda não foi ocupado inteiramente pelo saco gestacional.
Segundo a especialista, os sangramentos também podem estar relacionados a complicações como descolamento de placenta, ferida no colo do útero e pólipo, que sangram facilmente durante a gravidez devido a hipervascularização do útero. Nesse caso, precisa de intervenção médica.
Sangramento na gravidez é perigoso?
Apesar de atingir muitas mulheres, o sangramento na gravidez, independentemente do mês da gestação, não pode ser ignorado e deve ser investigado para que suas causas sejam descobertas.
De acordo com a ginecologista, quando o sangramento não é acompanhado por cólicas, raramente indica algum risco específico para a grávida. No entanto, o fato deve ser analisado através de exames para que seja assegurado que ele não está relacionado à gestação.
Cuidados durante a gravidez
- É isto o que pode acontecer quando uma grávida come comida japonesa
- Ao ter esta atitude na gravidez, mãe afeta a tireoide e prejudica o bebê
- Estria, melasma, flacidez: como tratar problemas de pele na gravidez