Por que escolhemos a medicina alternativa?

por | nov 23, 2009 | Saúde

Basta com informar-se um pouco para apreciar o que tem sido o crescimento da medicina alternativa nas últimas décadas e comprovar assim como este tipo de medicina tem crescido até chegar ao mesmo patamar da medicina convencional.

O mercado equipara a medicina tradicional com a Medicina Chinesa, Ayurveda e os outros ramos da medicina holística proveniente do oriente, e os pacientes inclusive preferem muitas vezes a medicina tradicional à convencional. Mas o por que acontece isto? Uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research explora esta questão profundamente.

Wenbo Wang, Hean Tat Keh e Lisa E. Bolton tem trabalhado procurando responder esta interrogante, ante a qual oferecem duas possíveis respostas, ambas respeito à natureza da medicina alternativa e seu método de trabalho.

Entanto que a medicina do ocidente preocupa-se do aspeto medicinal do corpo e ve os fenômenos médicos como fenômenos de causa e efeito que requerem rigurosidade científica e constratação empírica, a medicina oriental enfoca ao ser humano de forma holística, abordando a mente e o corpo como um sistema completo.

Além, este tipo de medicina é escolhida quando não existem muitas certezas respeito à doença, pois tolera a falta de certeza de uma forma mais ampla que a medicina oriental, que trabalha aliviando sintomas concretos.