Caracterizada por queimação e dor na boca do estômago, a azia é um sinal do corpo de que algo está errado com seu sistema gastroesofágico. O desconforto, que pode até irradiar para o tórax ou o pescoço, pode ser ampliado quando o consumo de café é excessivo.
Tomar muito café dá azia
Isso ocorre porque alimentos ricos em cafeína amortecem a válvula cárdia, responsável por controlar a entrada de substâncias no esôfago. Enfraquecida, essa válvula que fica entre o esôfago e o estômago permite que o ácido ou a comida do estômago volte para o esôfago, causando assim o desconforto.
Como combater a azia
Se você constantemente sofre com os incômodos provocados pela azia deve, antes de se automedicar ou buscar tratamentos paliativos, realizar exames clínicos para conhecer as causas do problema.
Má alimentação, maus hábitos, gravidez, estresse e até mesmo sintoma de câncer de estômago podem ser desencadeadores do desconforto. Além disso, a queimação no estômago pode ser um sinal de infarto, o que ressalta a importância do diagnóstico de um médico.
Durante as refeições, evite comer muito rápido ou até encher demais o estômago, pois o excesso de alimentos potencializa a produção de ácido gástrico, aumentando assim o risco de o líquido atingir o esôfago.
Por outro lado, não fique muito tempo sem se alimentar, já que jejum prolongado também propicia o acúmulo de ácido do estômago, que pode refluir para o esôfago. Reduza o consumo de comidas gordurosas e, se possível faça um diário alimentar para identificar quais outros produtos podem desencadear a queimação.
É recomendável também não beber liquido durante as refeições. O hábito pode causar alterações na digestão, uma vez que aumenta o volume gástrico e faz com que mais ácidos sejam liberados.
Saúde e bem-estar
- Sem tempo (ou dinheiro) para viajar? Meditar pode ser melhor que tirar férias
- Ardência no nariz: o que pode ser? Como aliviar a sensação?
- O que acontece com seu corpo se passa mais de 10 horas por dia sentado?