Pólipo uterino pode chegar ao tamanho de uma bola de golfe: sintomas para desconfiar

Pólipos uterinos, também conhecidos como pólipos endometriais, são crescimentos excessivos de células na parede interna do útero que formam bolinhas que podem variar de tamanho, sendo pequenas como uma semente de gergelim ou maiores, como uma bola de golfe.

Na maioria dos casos, os pólipos uterinos são benignos, embora alguns possam se transformar em câncer. São mais comuns em mulheres que estão passando ou completaram a menopausa, mas mulheres mais jovens também podem apresentar a condição.

Sintomas de pólipos uterinos

De acordo com informações da Mayo Clinic, os principais sinais de pólipo uterino são:

  • Sangramento menstrual irregular
  • Sangramento entre períodos menstruais
  • Sangramento vaginal após a menopausa
  • Dificuldade para engravidar

Alterações hormonais são a principal causa do desenvolvimento de pólipo uterino e alguns fatores considerados de risco aumentado são: hipertensão, obesidade, síndrome dos ovários policísticos e uso de tamoxifeno, medicamento para tratar câncer de mama.

Pólipos uterinos: diagnóstico e tratamento

Se o médico suspeita, pelo relato de sintomas, que a paciente possui pólipos uterinos, ele pode pedir exames como ultrassonografia transvaginal, histeroscopia e biópsia endometrial para confirmar o problema.

Pequenos pólipos que não produzem sintomas podem se resolver por conta própria, sem a necessidade de tratamento. Em alguns casos, no entanto, a mulher pode ser orientada a realizar um tratamento com medicamentos hormonais para reduzir o tamanho do pólipo até que ele desapareça.

Quando os pólipos estão dificultando o processo de engravidar, o médico pode sugerir sua retirada por meio de uma histeroscopia, método que consiste na inserção de um instrumento desde a vagina até ao útero. Apenas nos casos mais graves (e bem mais raros) o ginecologista pode indicar uma cirurgia para retirada do útero.

Saúde do útero