As plantas tóxicas ou venenosas são aquelas que possuem substâncias nocivas à saúde de seres humanos, animais e até mesmo de outros vegetais. Se por um lado existem incontáveis espécies de plantas com propriedades medicinais benéficas, é preciso atentar-se aos princípios ativos capazes de causar intoxicações que podem ir de vermelhidão na pele à letalidade.
Leia também:
Chás medicinais: 8 ervas que curam efermidades
Os recursos da fitoterapia
O poder das ervas medicinais
Algumas dessas plantas contem substâncias, como nicotina e morfina, que, se ingeridas, viciam e podem causar lesões sérias a órgãos vitais, como pulmões, coração e cérebro.
Outras espécies podem transmitir toxinas apenas pelo toque. Por isso, é importante cuidar para manter crianças e animais longe de algumas espécies que podem ser prejudiciais à saúde.
Plantas que são tóxicas em grandes quantidades
Algumas plantas contam com propriedades medicinais, mas em excesso podem causar reações adversas. O chá de boldo, por exemplo, utilizado para melhorar o processo digestivo, pode causar sonolência e sedação se consumido excessivamente.
Já a sálvia é uma planta medicinal com diversos benefícios, entre os quais se destacam suas propriedades antissépticas e tonificantes, mas, em excesso, pode desencadear convulsões e colapso nervoso.
Por esse motivo, é fundamental consultar um especialista antes de iniciar qualquer tipo de tratamento natural com plantas para se certificar que não haverá riscos à saúde. Confira algumas espécies tóxicas.
Lista de plantas venenosas
- Tinhorão
- Comigo-ninguém-pode
- Copo-de-leite
- Acácia
- Antúrio
- Crisântemo
- Hortênsia
- Narcisos
- Oleandro
- Madioca-brava
- Mamona
- Jequiriti
- Erva-moura
- Castanheiro-da-índia
- Confrei
- Beladona